Empreendedorismo

Crowdsourcing


Crowdsourcing é o processo que se destina a obter trabalho ou financiamento por um grupo de pessoas. Para melhor ilustrar este conceito, pegue-se no exemplo da Wikipédia, que permite que as contribuições e informações sejam dadas por qualquer pessoa, tornando-se na maior enciclopédia online do mundo. O princípio deste conceito está assente numa premissa simples: quanto mais pessoas, ideias e capacidades forem postas ao serviço de um objetivo comum, maior a probabilidade de o mesmo ter uma qualidade superior.

 

Nas pequenas e médias empresas o Crowdsourcing pode ser muito útil, sobretudo do ponto de vista financeiro. Veja-se exemplos:

 

Design
No processo de escolha de um designer para imagem e logotipo da empresa pode lançar-se o repto a um grupo de designers, com o briefing, deadline e budget desejados. No final, o empreendedor receberá as propostas de todos os interessados e com isto aumenta a qualidade do trabalho proposto com custos mais baixos. Usando esta premissa, o crowdsoucing pode ser usado para design em várias áreas, assim existam interessados.


 
Crowdfunding
Conceito que assenta no financiamento de um projeto ou negócio por parte de qualquer pessoa. Através de plataformas de crowdfunding o empreendedor pode apresentar o seu projeto, informar do valor necessário para o viabilizar e convencer potenciais interessados, que pode ser qualquer pessoa, a investir na sua ideia. E as regras são claras: ou se recebe a totalidade do valor pedido ou não se  tem acesso a financiamento algum e se devolve o dinheiro a quem investiu.

 

Microtasks
Consiste em colocar partes de uma ideia ou projeto em croudsourcing. Ou seja, em vez de se lançar o repto para a construção da imagem corporativa de um negócio ou para backoffice do mesmo, lança-se apenas para uma tarefa específica dessa área. Tarefas simples e pequenas com resultados rápidos, como por exemplo, revisão de textos, scanning de imagens, etc. Sendo que todo este processo se executa, fundamentalmente, online, o tempo de execução é curto e os custos são mais baixos.

 

Open Innovation
Conceito que congrega pessoas de várias áreas, percursos, contextos profissionais em torno de um projeto ou objetivo comum. Cada pessoa contribui com inputs e propostas de valor na construção do projeto através de um plataforma dedicada ou, se feito dentro de uma empresa, através dos meios disponíveis na empresa (reuniões, encontros, etc). O princípio é o mesmo: quantas mais pessoas diferentes com olhares díspares contribuírem para o mesmo projeto, mais rico ele potencialmente se torna.

 

Benefícios
O maior benefício do crowdsourcing é o de que tem potencial para conseguir melhores resultados, qualitativamente, dado que oferece a possibilidade de mais pessoas poderem contribuir no processo – ao invés da forma clássica de participação, com apenas um provedor de serviços.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais