Empreendedorismo
Erros de Comunicação Comuns
Comunicar pode parecer um ato enganadoramente simples, mas em qualquer meio de atuação, pode levar a erros, mal-entendidos e situações desagradáveis onde é impossível voltar atrás.
Eis algumas considerações importantes sobre os principais erros cometidos na comunicação nas empresas.
Email
A comunicação por email tem várias limitações na transmissão de uma mensagem, e é importante sabes como trabalhar com elas. Lembre-se que este tipo de comunicação não inclui entoações ou linguagem corporal, o que pode tornar, por exemplo, uma piada sarcástica num aparente laivo de raiva. Frases literais e linguagem direta é a melhor estratégia.
Telefone
Tal como o email, o telefone tem a fraqueza de não incluir alguns elementos vitais no processo de comunicação – ex: linguagem corporal. Outra das suas limitações é que ocorre em tempo-real eliminando a possibilidade de edição e reflexão sobre a mensagem a transmitir, como acontece no email.
Linguagem Corporal
A linguagem corporal é um elemento crucial na comunicação presencial, e ser incapaz de apanhar pistas sobre o verdadeiro significado das mensagens pode ser problemático.
Não saber ouvir
A comunicação é uma estrada de dois sentidos, e muitas das vezes, ouvir é mais importante do que falar. O ouvido, mais do que qualquer outra habilidade ligada à comunicação, deve ser estudado e trabalhado – é muito fácil interpretar mal ou perder informação importante quando não se sabe ouvir.
Tempo é dinheiro
Todos sabem que é verdade, e na grande maioria dos casos, no mundo dos negócios e das empresas, as pessoas estão sempre ocupadas ou com pressa, pelo que afoga-las em discursos ou emails intermináveis pode ser um erro fatal. Antes de comunicar, pense na pessoa a quem se vai dirigir e tire alguns momentos para pensar no meio de comunicação apropriado.