Empreendedorismo

Erros fatais do seu Website


Quando o seu site está finalmente online, espera que as visitas comecem a chover… e no entanto estas escasseiam.

 

A seguinte lista apresenta alguns dos erros fatais cometidos por muitos websites de negócios e que lhes custam muitas visitas e clientes.

 


Ausência de preços
Se o seu website vende algum produto ou serviço ou pretende ser um catálogo, é crucial que apresente preços para que o utilizador se familiarize com a oferta. Sem preços o utilizador não só se sente perdido como desconfiado.

 

Scrolling horizontal
O scrolling vertical é natural e comum, já o horizontal é simplesmente terrível e pouco atrativo.

 

Links com JavaScript
Quando os links não se comportam da forma esperada, os utilizadores sentem-se perdidos e por isso tentados a abandonar o site. As janelas pop-up também não são queridas.

 

FAQs desnecessárias
Não coloque questões das FAQs desnecessárias e que desejava que os utilizadores colocassem. Dê prioridade a informação REALMENTE importante.

 

Design ultrapassado ou pobre
Na internet tem poucos segundos para convencer os visitantes impacientes a permanecer no seu site, pelo que as primeiras impressões são tudo. Sites com aspeto desatualizado ou desmazelado serão descartados rapidamente.

 

Carregamento demorado
A mesma regra aplica-se: a esmagadora maioria dos visitantes do seu site não estão dispostos a esperar 30 ou 40 segundos pelo seu carregamento.

 

Vazio social
Estamos na era das redes sociais, mas surpreendentemente, muitos negócios optam por não enveredar por esta área e dificultando assim as partilhas e chegada a um número muito maior de potenciais clientes/visitantes/utilizadores.

 

Navegação confusa
Alguns web designers tentam mostrar serviço ao criar novas e complexas formas de navegação num site. Por vezes os links estão “escondidos” em imagens ou as barras de navegação estão em locais inesperados.

 

Informação importante escondida
Novamente, os utilizadores da internet são impacientes, pelo que é importante que não esconda a informação mais importante do seu site – de acordo com vários estudos, cerca de 50% dos utilizadores abandonam os sites que estavam a visitar por não encontrarem o que procuravam.

 

Inimigo do mobile
A utilização da Internet em dispositivos móveis está a aumentar exponencialmente, pelo que começa a ser muito difícil ignorar a sua importância.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais