Empreendedorismo

Fatura Eletrónica


A fatura é um documento comercial de emissão obrigatória a qualquer transmissor de bens ou serviços. É essencial para o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), já que propicia aos adquirentes/consumidores um direito de crédito perante o Estado.

 

Posto isto, a fatura eletrónica é o mesmo documento comercial, mas transformado em documento eletrónico, tendo o mesmo valor que a fatura em papel (desde que contenha todas as menções obrigatórias do documento).

 

A assinatura é eletrónica, feita pelo software de faturação em que a fatura for emitida e não é visível a olho nú.

 

Todos os comerciantes podem aderir a este sistema mediante a atualização de equipamento ou aquisição de máquina registadora e terminal de pagamento.

 

Para uma empresa, além do claro benefício de um processo mais flexível e simples, as vantagens de adesão à fatura eletrónica incluem a redução de gastos em papel e impressão, a extinção da necessidade de assinar e enviar faturas por correio e a transmissão da imagem de uma empresa atualizada e moderna.

 

Desde janeiro de 2013, a emissão de fatura eletrónica é obrigatória para empresas com volume de negócios superior a 100.000 euros.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais