Empreendedorismo

Gestão de Risco


A gestão do risco tem como objetivo minimizar o eventual impacto negativo resultante da sua materialização, ao nível da empresa e dos seus stakeholders, bem como avaliar relações de retorno – risco tendo em vista a aplicação de soluções de hedging e de otimização do portefólio de negócios.

 

No contexto das startups, e quando pretende avaliar os riscos envolvidos num negócio em particular que pretende lançar, é importante compreender que cada incursão empreendedora – independentemente do clima económico, condições do mercado, produtos, pessoal e capitalização – tem riscos. Uma vez identificados, é possível dar alguns passos para a redução do seu potencial, como por exemplo:

 

- Pesquisa de negócios similares;

- Avaliação de tendências de mercado;

- Conhecimento profundo das suas forças e preferências;

- Investigação do seu orçamento total;

- Avaliação de como as alterações na economia poderão afetar o negócio;

- Faça um plano de negócios.

 

No caso de negócios já estabelecidos, é extremamente importante em ocasiões onde serão tomadas decisões de investimento.

 

Geralmente a gestão de risco compreende os riscos financeiros das empresas, mas atualmente passou a englobar também riscos operacionais, relacionados com as Tecnologias de Informação.

 

O responsável pela gestão de risco de uma empresa deve planear e acompanhar todos os processos, intermediá-los e oferecer opções de caminhos a seguir e conselhos, devendo também, na impossibilidade de impedir uma crise, amenizar os seus efeitos.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais