Empreendedorismo

Inteligência Emocional

A inteligência emocional representa a capacidade de reconhecer emoções, compreender o que significam e que efeitos podem ter, e, em última instância, saber geri-las e controlá-las.

 

No caso particular de um empreendedor, gestor ou líder a inteligência emocional aplica-se não só ao próprio, como a todos os indivíduos que com ele se relacionam no local de trabalho.

 

A liderança é uma grande responsabilidade que detém o potencial de criar muitas coisas boas ou muitas coisas más. Na verdade, e segundo vários estudos, cerca de 80% dos problemas das empresas não têm que ver com planeamento estratégico ou contabilidade, mas sim com falhas de comunicação e a incapacidade de compreender o funcionamento e a perspetiva do outro.

 

A inteligência emocional é assim uma competência essencial, não apenas do ponto de vista individual – capacidade de comunicar e de se automotivar – como do ponto de vista coletivo da equipa – conseguir compreender se os trabalhadores estão motivados, infelizes ou sobrecarregados por exemplo.

 

Ao contrário de outras competências (por exemplo, de raciocínio analítico), a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida com a experiência.


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