Empreendedorismo

Mapa Mental


Quando se procuram soluções criativas para a resolução de qualquer problema ao nível da empresa, o maior problema não costuma ser ter ideias, mas sim organizá-las e otimizá-las.

 

O mapa mental pretende colmatar esta falha sendo uma útil ferramenta de gestão para ordenar pensamentos e ideias de forma lógica e visual. Conceptualmente, alicerça-se na ideia de que em torno de uma questão central surgem questões secundárias, terciárias e assim por diante, ligando-as a todas visualmente, e utilizando um layout gráfico não-linear. Esta ferramenta permite então organizar grandes quantidades de informação num diagrama único, colorido e chamativo que se alinha mais organicamente na forma como o cérebro humano funciona.

 

Esquematizemos um exemplo para ilustrar as diferenças entre a exposição textual comum e o método de mapa mental.

 

TEXTO

“As nossas principais fontes de lucro são a maquinaria, vendas e serviços (apesar de a área de treinos ser fraca), sendo que o nosso mercado mais forte é o Norte Americano. Entretanto, a divisão de fornecimento de matérias-primas está a funcionar muito abaixo das expectativas”.

 

 

MAPA MENTAL

 

 

Posto isto, o mapa mental apresenta-se como uma valiosa ferramenta de mapeamento, organização e ligação de pensamentos e ideias com interesse para o negócio.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Brainstorming

Brainwriting

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais