Empreendedorismo

Matriz de Eisenhower


A Matriz de Eisenhower é uma das ferramentas mais simples que o podem ajudar rapidamente a melhorar a gestão do seu tempo.

Originalmente creditado ao presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, este método parte da colocação de duas questões essenciais: em primeiro lugar, é uma tarefa importante? E em segundo lugar, é urgente?

Neste ponto, vale a pena distinguir que as atividades importantes oferecem resultados que levam à obtenção de objetivos, enquanto as atividades urgentes exigem atenção imediata estando associadas à obtenção de objetivos de outras pessoas.

 

Com base nestas questões simples, a tarefa acabaria por calhar numa de quatro categorias:

 

 

Significados e Estratégias dos Quadrantes

 

- Importante mas Não Urgente
São tarefas que o ajudam a atingir os seus objetivos, pelo que tente guardar algum tempo para as completar com calma, para que não se tornem também urgentes.

 

- Importante e Urgente
Estas tarefas dividem-se em duas categorias: aquelas que não podia prever, e aquelas que deixou para o último momento. A última categoria pode ser perfeitamente evitada se planear as suas atividades com antecedência e evitar a procrastinação. Todavia, as crises não podem ser previstas, e a melhor estratégia é reservar sempre algum tempo na sua agenda para lidar com assuntos inesperados.

 

- Urgente mas Não Importante
Geralmente, representam situações que o impedem de concretizar os seus objetivos e trabalho. Tente recalendariza-las ou delega-las. Muitas vezes, estas interrupções surgem de pessoas no próprio local de trabalho (colocando-lhe dúvidas ou interrompendo-o, por exemplo). Aprenda não só a dizer “Não”, como também a reservar um pequeno período na sua agenda onde esteja mais livre e disponível para estas interrupções.

 

- Não Urgente e Não Importante
Estas atividades são meras distrações e devem ser evitadas ao máximo – ignoradas ou até canceladas. Diga que não; se for claro quanto aos seus limites e objetivos é provável que no futuro lhe peçam menos coisas “não importantes e não urgentes”.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

10 Dicas de Gestão de tempo que resultam

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais