Empreendedorismo

Matriz GE/McKinsey


A Matriz GE/McKinsey é um plano estratégico empresarial, semelhante à Matriz BCG (Boston Consulting Group) já que se organiza igualmente segundo uma grelha bidimensional, mas um pouco mais avançada, por permitir três classificações (alta, média, ou baixa) na relação que se estabelece entre a força competitiva de cada UEN (Unidade Estratégica de Negócio) de uma empresa e o nível de atratividade do mercado em que está inserida.

 

 

As UEN consistem em as empresas dividirem as suas atividades por áreas de negócios autónomas, que formulam a sua própria estratégia ao nível empresarial e têm objetivos separados da empresa-mãe. Transpondo para o contexto das pequenas e médias empresas, podemos considerar as UEN, genericamente, pelos bens ou serviços produzidos por uma empresa e que têm um posicionamento, target ou comunicação diferenciado.
Com base neste planeamento estratégico, uma empresa poderá otimizar o seu portfólio empresarial, isto é:

Decidir que UEN deverá receber mais ou menos investimento;
Destacar quais as oportunidades de mercado a serem exploradas;
Desenvolver estratégias de crescimento para acrescentar novos produtos e negócios ao portfólio;
Decidir que negócios e produtos não deverão ser continuados;

 

A Matriz GE/McKinsey foi criada na década de 70, através de um projecto de consultoria da McKinsey &
Company para a empresa General Electric.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Matriz Ansoff

Balanced Scorecard

Matriz BCG

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais