Empreendedorismo
Nicho de Mercado
Um Nicho de Mercado é constituído por um número de consumidores relativamente limitado, com características e necessidades ou preferências muito homogéneas e facilmente identificáveis. Normalmente, representa um segmento de mercado que não tem as suas necessidades totalmente supridas pela oferta existente no mercado.
Devido à sua comum menor dimensão, os nichos de mercado são geralmente desprezados pelas grandes empresas, constituindo, por isso, excelentes oportunidades para as pequenas empresas que aqui podem escapar ao domínio dos líderes de mercado e conseguir uma posição de liderança através de uma oferta muito específica e adaptada às características e necessidades destes consumidores.
Um exemplo prático de um nicho de mercado poderia ser localizado no (macro) segmento da Alimentação e Nutrição, na vertente de receitas, que têm diversas empresas a oferecer incontáveis soluções para os consumidores comuns. No entanto, nichos deste mercado seriam, por exemplo, Dicas e Receitas para pessoas intolerantes a Glúten ou a Lactose – um segmento específico, bem identificável e que a generalidade dos livros não cobre.
ARTIGOS RELACIONADOS
Segmentação de Mercado
Pesquisa de Mercado