Empreendedorismo

Nicho de Mercado


Um Nicho de Mercado é constituído por um número de consumidores relativamente limitado, com características e necessidades ou preferências muito homogéneas e facilmente identificáveis. Normalmente, representa um segmento de mercado que não tem as suas necessidades totalmente supridas pela oferta existente no mercado.

 

Devido à sua comum menor dimensão, os nichos de mercado são geralmente desprezados pelas grandes empresas, constituindo, por isso, excelentes oportunidades para as pequenas empresas que aqui podem escapar ao domínio dos líderes de mercado e conseguir uma posição de liderança através de uma oferta muito específica e adaptada às características e necessidades destes consumidores.

 

Um exemplo prático de um nicho de mercado poderia ser localizado no (macro) segmento da Alimentação e Nutrição, na vertente de receitas, que têm diversas empresas a oferecer incontáveis soluções para os consumidores comuns. No entanto, nichos deste mercado seriam, por exemplo, Dicas e Receitas para pessoas intolerantes a Glúten ou a Lactose – um segmento específico, bem identificável e que a generalidade dos livros não cobre.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Segmentação de Mercado

Pesquisa de Mercado

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais