Empreendedorismo

Rotatividade


A rotatividade é uma ferramenta muito eficiente para uma implementação de uma estratégia de recursos humanos que visa retirar da atividade dos colaboradores de uma empresa os resultados máximos.

 

De forma simples e direta, é uma prática que vem colocar o colaborador, em vez de fixo num cargo, a passar por diversas áreas da empresa durante um período determinado de tempo.

 

Esta estratégia permite que ele vá conhecendo cada vez melhor os procedimentos da empresa, aprendendo as necessidades, interagindo com equipes distintas e internalizando as especificidades de cada setor. Desta forma, o profissional torna-se mais capacitado, eficiente e valioso, com alto poder de conhecimento sobre as atividades da empresa, podendo agora atuar em qualquer das áreas onde foi previamente colocado, contribuindo de forma mais eficiente.

 

Benefícios

- Ajuda os gestores a explorar talentos escondidos (uma vez que expõe os trabalhadores a novos tipos de trabalhos);

- Ajuda os trabalhadores a explorar interesses (por vezes os colaboradores não têm noção daquilo que gostam de fazer até fazerem um trabalho específico onde demonstram paixão e grande potencial);

- Identifica e gera conhecimento, capacidades e atitudes (e demonstra quem precisa de melhorar para ter melhor performance);

- Motiva os trabalhadores (ao lidar com novos desafios);

- Aumenta satisfação e diminui atritos (reduzindo o aborrecimento de fazer a mesma tarefa todos os dias).

 

A rotatividade é uma alternativa muito viável para reavivar o interesse de um colaborador no seu trabalho e estimular a sua dinâmica para desenvolver competências e novos interesses.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais