Empreendedorismo

Sangria de Caixa


Provavelmente já ouviu falar no termo “sangria de caixa” mas, possivelmente, não sabe bem em que consiste. O esclarecimento é simples e acessível: trata-se de uma retirada não programada de dinheiro da caixa.

 

Este termo é particularmente familiar para quem trabalha em vendas diretas ao público – sendo que os operadores de caixa podem fazê-lo diversas vezes ao dia – mas a verdade é que pode acontecer em qualquer tipo de negócio.

 

A “sangria de caixa” é especialmente útil para evitar valores demasiado altos em caixa – que podem, por exemplo, ser extremamente apelativos para ladrões atentos – recolhendo-os para um local mais seguro como por exemplo uma tesouraria.

 

É, no entanto, essencial que nunca se esqueça de registar e contabilizar o valor respetivo no total das transações no final do horário de trabalho – caso contrário, corre o risco de ter as contas permanentemente ameaçadas e erradas. O risco é evidentemente minimizado com a utilização de programas informáticos de faturação que registam convenientemente a ação e valores respetivos.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais