Empreendedorismo

Canal de Distribuição


O Canal de Distribuição representa o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço chegue desde o produtor até ao consumidor/utilizador final, podendo ser longo e incluir diversos intermediários (ex: armazenistas ou retalhistas) ou ser curto e, no limite, não existirem intermediários entre o produtor e o consumidor.

 

A escolha do canal em cada mercado deve considerar dois aspetos essenciais: a transferência da propriedade das mercadorias do exportador para o importador e o movimento físico das mercadorias até ao destinatário final. As características e natureza do canal de distribuição têm grandes consequências de âmbito comercial, financeiro, de estratégia e de marketing da empresa.

 

De facto, se a empresa optar por um canal de distribuição mais longo conseguirá chegar a um mercado maior e com menor necessidade de investimento. No entanto perderá controlo sobre diversas varáveis do marketing (preço de venda ao consumidor final ou qualidade do serviço associado, por exemplo).

 

Pelo contrário, optando pela venda direta, consegue o total controlo sobre as variáveis do marketing referidas, tendo, no entanto, uma maior dificuldade em chegar a um mercado com a mesma dimensão. 

 

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