Empreendedorismo

Spin-Off


Em empreendedorismo, um spin-off é uma empresa criada a partir de outra já estabelecida ou com o apoio desta, e que se constitui total ou parcialmente de colaboradores que deixaram de exercer as suas funções na empresa-mãe para se estabelecerem na empresa-filha.

 

A Betweien, por exemplo, é uma das primeiras empresas portuguesas especializadas no desenvolvimento do empreendedorismo junto de jovens do ensino básico e secundário e é um spin-off da Universidade do Minho.

 

Apesar de ser ainda um formato pouco utilizado em Portugal, o spin-off proporciona oportunidades de lançamento de novas iniciativas empresariais muito interessantes e mais suportadas por uma empresa já estabelecida que deseja “emagrecer” a sua estrutura, exteriorizando (para a empresa-filha) atividades ou iniciativas que não consideram vitais para os objetivos estratégicos do seu negócio.

 

Há muitos pontos positivos a destacar na criação destas empresas, especialmente no que respeita à sua taxa de sucesso que se deve sobretudo ao conhecimento e experiência prévias dos colaboradores que a criam, à garantia de apoio (técnico, financeiro e na subcontratação de serviços ou aquisição de produtos) por parte da empresa-mãe. Deve no entanto referir-se que entre o médio a longo prazo, o spin-off deve tornar-se cada vez mais independente da empresa-mãe e começar a angariar os seus próprios clientes.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais