Empreendedorismo

Teoria das Necessidades


Desenvolvida por David McClelland, a Teoria das Necessidades de McClelland procura explicar as motivações dos colaboradores de uma empresa a partir das suas necessidades.
 
De acordo com o autor, estas motivações são adquiridas por todos, independentemente do género, idade ou cultura – havendo, no entanto e sempre, uma dominante.
 
Distinguem-se assim:
- Necessidades de Realização: necessidade de atingir objetivos difíceis enquanto toma riscos calculados. Gosta de receber feedback e de trabalhar sozinho;
- Necessidades de Afiliação: quer pertencer ao grupo e ser apreciado, o que fará com que muitas vezes siga a opinião da maioria. Prefere a colaboração à competição e não arrisca demasiado;
- Necessidades de Poder: quer controlar, ser reconhecido e influenciar os outros. Gosta de vencer as discussões e da natureza da competição e do risco.
 
Diz a teoria que se um indivíduo consegue algo através de um motivo específico, o mais provável é que o utilize recorrentemente para resolver os seus problemas.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais