Empreendedorismo

Termos do Franchising


O Franchising pode ser um universo nem sempre claro, pelo que existem uma série de termos associados que devem ser dominados, entre os quais:

 

Franchising – modelo de negócio estabelecido em parceria onde uma empresa com um formato de negócio testado no mercado concede a uma outra empresa/empresário o direito de exploração da marca, mediante contrapartidas financeiras;

 

Franchisador – empresa ou empresário que desenvolve o negócio que foi testado e concede os direitos de exploração da marca a outro;

 

Franchisado – aquele que “compra” os direitos ao franchisador para explorar uma marca e os respetivos produtos/serviços numa determinada área, sendo obrigado a seguir a política geral definida pelo franchisador no que respeita a estratégia, preços, imagem e outros;

 

Direito de Entrada – montante pago pelo franchisado ao franchisador numa espécie de “pagamento de adesão”, e que remunera o franchisador pela sua experiência e pelo apoio prestado na abertura da nova loja;

 

Royalties – taxa paga pelo franchisado pelo direito de uso da marca e serviços de apoio fornecidos pelo franchisador. Geralmente é cobrado a partir de uma percentagem mensal das vendas;

 

Taxa de publicidade – contribuição mensal feita por todas as unidades (franchisador incluído) para um fundo comum onde o valor acumulado é usado na promoção da marca e os seus produtos/serviços.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais