Android ou iPhone: O que escolher como smartphone profissional?


Na hora de escolher um smartphone para uso profissional - desde fazer as tradicionais chamadas a publicar conteúdo no seu website ou redes sociais - é importante tomar uma decisão cuidada, como faria com um computador ou tablet. A grande questão é saber se opta por um dispositivo Android (como o novo Samsung S20) ou um iPhone mas ainda que inicialmente a Apple vencesse sempre esta batalha, o mesmo não se tem visto nos últimos anos e o Android começa a ganhar um espaço de destaque.


LEIA TAMBÉM: As tecnologias que mais marcaram esta década (2010 - 2019)


O seu computador de trabalho é Windows ou iOS?

Se possui uma conta ativa nos serviços da Apple, adquirir um iPhone pode ser a melhor escolha, mantendo as ferramentas de trabalho tanto no escritório como fora deste. Por outro lado, se usa regularmente o Google Drive ou o One Drive, então permanecer com o Android pode ser a escolha acertada.


Qual a sua necessidade de tirar fotografias?

Se usa o seu smartphone para tirar fotografias com fim a partilhá-las nos seus artigos, no website ou nas redes sociais, então deve estudar atentamente os iPhone, pois a Apple tem um cuidado especial com as suas câmaras. Claro, marcas como a Samsung estão também a entrar na corrida.


O aspeto social e profissional é importante para si?

Da mesma forma que um Macbook tende a transmitir ao outro a ideia de que você é um profissional de sucesso, o mesmo se aplica ao iPhone. Apesar dos grandes lançamentos do Android, os produtos da Apple continuam a ser vistos socialmente como superiores e, se pretende surpreender um parceiro ou cliente importante, demonstrar o seu sucesso através de um iPhone é uma decisão válida.


Durabilidade contra as típicas quedas

Uma das grandes desvantagens do iPhone encontra-se na sua durabilidade e vários são os clientes que se queixam da fragilidade destes aparelhos, partindo-se até no bolso. Por outro lado, a maioria das marcas que serve o Android têm uma maior probabilidade de resistirem às quedas naturais a que os smartphones estão sujeitos.


Precisa de armazenamento adicional?

A maioria dos aparelhos já oferecem opções com bastante armazenamento interno, indo até aos 256GB. Isto garante que tem espaço para usar todas as aplicações de que precisa, enquanto guarda no smartphone todo o tipo de ficheiros (de imagens a vídeos pesados) sem preocupação. Contudo, se sente que este armazenamento não chega, o iPhone não deverá ser a primeira escolha pois, contrariamente ao que acontece com os aparelhos Android, o smartphone da Apple não possui espaço para um cartão mini-SD que lhe ofereça armazenamento extra.


Qual a opção mais segura?

À semelhança do que acontece com o Macbook Pro, os iPhone possuem uma excelente segurança e, por norma, não é necessária a aquisição de um anti-vírus (apesar desta ser aconselhada). Por outro lado, quando opta por um Android, é fulcral que analise bem a segurança fornecida por cada marca pois enquanto umas levam a segurança como uma prioridade, outras possuem pequenas falhas que o podem colocar em risco, obrigando-o a possuir um bom software de proteção.


LEIA TAMBÉM: Macbook: As vantagens de trabalhar com produtos Apple


Este é certamente um grande investimento para si e não deve fazê-lo sem pensar bem nas opções e no que de facto necessita. Certas aplicações fundamentais ao seu trabalho e os elementos apresentados acima devem guiar a sua escolha.


Keywords: Android, iOS, iPhone, Samsung, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais