Big Tech: O que são e quais os principais protagonistas


Provavelmente já ouviu falar das Big Tech mas será que sabe ao certo o que diferencia estas empresas de outros negócios? Neste artigo exploramos como nascem as Big Tech e quais os principais protagonistas que, de certa forma, guiam o mundo não apenas tecnológica como economicamente.


LEIA TAMBÉM: SEO: Elementos essenciais a que deve estar atento


O que são?

De um modo geral, o termo Big Tech aplica-se às maiores companhias desenvolvedoras de produtos ou serviços na área da tecnologia. A sua influência é global e as suas movimentações obrigam à adaptação de milhões de outras empresas por todo o mundo, levando-as a agir consoante as suas regulamentações, produtos ou algoritmos. 


O que são as GAFA?

Os Quatro Cavaleiros, ou Four Horsemen, das Big Tech são a Google, a Amazon, o Facebook e a Apple. Juntas elas foram a sigla GAFA, muitas vezes usada quando se fala no tópico. Curiosamente, e contrário ao que muitas pessoas pensam, estas marcas rangem muito em idade, sendo a mais antiga a Apple (fundada em 1976) e a mais nova o Facebook (fundado em 2004), um total de 28 anos de diferença. Isto demonstra como uma nova empresa pode chegar ao topo mesmo quando ainda se encontra numa fase de “infância”, lembrando que a popularidade do Facebook começou apenas quatro anos após a sua criação.


Como mudam o mundo?

É importante que o leitor ou cliente o encontre pelos motores de busca, certo? Respeitar e otimizar o SEO, leva-o à primeira página do Google, um objetivo que todos procuram. Pois bem, sempre que a plataforma muda de algoritmo ou de regulamentação, os websites adaptam-se às novas regras. Sendo o Facebook dono de três das maiores redes sociais - o Facebook, o Instagram e o Whatsapp - qualquer alteração é seguida por negócios em todo o mundo. O mesmo acontece com a Apple e com a Amazon, tornando-as nas líderes. O que elas fazem, os outros seguem por vontade de chegar ao topo ou por necessidade.


Líderes de inovação

Um ponto positivo das Big Tech é que os seus lucros e a sua influência permitem-lhes liderar o mundo também em termos tecnológicos. Fazer uma lista de todas as conquistas seria demoroso mas, pensando em aspectos do dia-a-dia, pense nos pagamentos via aplicação da Amazon, nas atualizações de segurança da Apple, na incorporação da realidade aumentada no Facebook, e no rastreamento de negócios no Google Maps. As suas inovações estão por todo o lado, mesmo que nem sempre nos apercebamos que provêm das Big Tech. 


Nem tudo é positivo

Com um grande poder, vem uma grande responsabilidade e vários são os inquéritos de que as Big Tech são alvo todos os anos. Técnicas agressivas para silenciar concorrentes, condições de trabalho pouco convidativas e até abusivas, acesso e partilha de informação pessoal dos clientes, e fuga a impostos são apenas algumas das coisas de que estas marcas são acusadas. Mais do que nunca é necessário estar atento aos seus movimentos, e novas leis (como a do RGPD) estão a ser criadas para evitar deslizes tanto por parte do GAFA como de outros negócios, grandes ou pequenos - mais um exemplo de como estes indivíduos moldam o mundo.


Aspirar a ser uma Big Tech pode ser sonhar alto mas isto não significa que não possa aprender com as diversas lições de empreendedorismo que já nos ensinaram. Seguir os seus passos garante que se mantém tendência e que continua a obter sucesso, contudo, deve refletir também sobre os seus erros e no modo como a sua empresa se pode diferenciar pela positiva.


Keywords: Big Tech, GAFA, Facebook, Amazon, Apple, Google, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais