Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda oferecem conselhos aos jovens empreendedores


Se existe forma de aprender, é aceitar conselhos daqueles cuja experiência pessoal e profissional os ensinou valiosas lições, capazes de serem transmitidas às gerações mais novas - e isso foi o que aconteceu durante a masterclass dada por Bill Gates, Melinda Gates e Lin-Manuel Miranda na Faculdade de Hunter em Nova Iorque.

O trio foi questionado por nada mais, nada menos, que Mark Zuckerberg (co-fundador do Facebook), sobre o que diriam aos seus “eu” do passado e as respostas são uma inspiração para todos aqueles que entram para o mundo competitivo e desafiador do empreendedorismo.

Ter um QI alto não é tudo
O co-fundador da Microsoft e o segundo homem mais rico do mundo (com uma networth de 91.7 mil milhões de dólares) é um dos grandes nomes do mundo do empreendedorismo, contudo, Gates confessa que se deixou levar pelo mito de que possuir um QI elevado é, por si só, a chave para o sucesso.

Em resposta à questão de Zuckerberg ele diz: “Eu era inocente quanto aos diferentes tipos de habilidades. Pensava que alguém com um QI elevado seria capaz de ser bom a tudo, e a ideia de que tens de misturar diferentes tipos de capacidades é algo que sempre me continuou a surpreender. Era esta ideia simples de que a inteligência podia resolver tudo - Gostava de ter sabido melhor na altura”.

A paciência é uma virtude
Melinda Gates, esposa de Bill Gates e lutadora pelos direitos das mulheres quer no Ocidente quer em países como a Nigéria, aconselha os jovens a terem mais paciência. Segundo Melinda: “Acredita em ti mesmo. Provavelmente sabes mais do que pensas. Eu fico impaciente comigo mesma mas quando olho para o passado apercebo-me que sabia bastante sobre quem eu era e o que queria fazer no mundo. (...) Gostava que alguém me tivesse dito isso, talvez tivesse sido menos impaciente comigo mesma. E depois “confiar”, confia que consegues aprender tudo. Uma das coisas boas de estar sempre com o meu marido num ambiente de trabalho e em casa é que ele me relembra que posso aprender qualquer coisa, de qualquer área. Só porque não aprendi Biologia no liceu não quer dizer que não aprenda agora.”

Confia em ti mesmo
Ora, o mais novo do trio, Lin-Manuel Miranda, ficou recentemente conhecido pelas suas peças da Broadway, como o sucesso “Hamilton”, tendo vencido até ao momento um Pulitzer, três Grammys, um Emmy e três Tony Awards.

Segundo o ator, o seu maior problema foi a falta de confiança. Miranda menciona que: “Se eu pudesse olhar para o meu “eu” do liceu diria ‘não é assim tão grave’. Tudo parece ser excessivamente dramático, especialmente em termos sociais. Há dias em que parece que todos te odeiam e que o mundo vai acabar. O teatro foi o que me salvou disso porque assim que comecei a ser escolhido para o elenco das peças da escola comecei a puder sair dali e ir para outro corredor onde ninguém sabia de problema nenhum”.

Estes são três conselhos que se aplicam não somente a alunos mas a todos os que ainda pretendem aprender. Confia nas tuas capacidades, nunca deixes de procurar novas habilidades e conhecimentos, e não te deixes ir abaixo com os maus dias que certamente virão. O futuro é longo e juntamente com algumas derrotas virão várias conquistas que te ajudarão a crescer profissionalmente.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Os erros que não deve repetir duas vezes
Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais