Bitcoin: Curiosidades interessantes a conhecer sobre a moeda


A popularidade da Bitcoin continua a subir de dia para dia e num futuro não muito distante esta irá tornar-se num método de pagamento comum, encontrado tanto em lojas físicas como online. Por isso, depois de um guia com os essenciais a saber sobre esta moeda, está na hora de partilharmos algumas curiosidades que provavelmente desconhecia.


LEIA TAMBÉM: Bitcoin: Tudo o que precisa saber sobre esta moeda (essenciais)


A primeira compra feita com a moeda, foi pizza

No dia 22 de maio de 2010, a conhecida rede Papa John’s Pizzas recebeu a sua primeira compra através de Bitcoin, especificamente, 10.000 BTC - o que na altura era equivalente a 41 dólares. A aquisição foi feita por Laszlo Hanyecz que, em termos de valores atuais, usou 25.8 milhões de dólares numa pizza.


O misterioso Satoshi Nakamoto

Sabemos que o criador da Bitcoin, em 2009, é Satoshi Nakamoto, contudo, este nome é um pseudónimo. Até ao momento, ninguém sabe ao certo quem ele é, apesar de vários empresários já terem tentado assumir a sua identidade. O exemplo mais conhecido aconteceu em 2016, quando o australiano Craig Wright afirmou ser Nakamoto, algo que foi provado ser mentira.


Quatro gigantes estão por detrás da Bitcoin?

Uma das teorias mais populares é de que a moeda tenha sido criada em conjunto por quatro gigantes, nomeadamente, a Samsung, a Toshiba, a Motorola e a Nakamichi. Isto deve-se ao facto do nome Satoshi Nakamoto poder ser uma junção das primeiras sílabas das marcas: Samsung e Toshiba, Nakamichi e Motorola. No fim, o provável é nunca virmos a saber a verdadeira identidade do criador da Bitcoin.


Não existe anonimato completo

A ideia de que as transações de Bitcoin são completamente anónimas, leva algumas pessoas a terem receio de que esta se torne numa forma de lavar dinheiro. Na realidade, isso já acontece com dinheiro tradicional e não parece que a Bitcoin seja menos segura nesse sentido - isto, porque as transações são públicas. Ainda que a identidade da pessoa em específico possa ser mascarada, é possível a qualquer um de nós ver as transações de determinada conta. Foi assim que o FBI prendeu o dono na conhecida “Silk Road”, bem como outros criminosos.


Se perder a sua chave pessoal, perde o dinheiro

Atualmente, 7500 Bitcoins valem o equivalente a 19.4 milhões de dólares. Fácil de minar nos primeiros anos, apesar de não valer nada, esta moeda é uma das responsáveis pelo súbito enriquecimento de centenas de pessoas por todo o mundo. Contudo, o que acontece se você perder a sua chave pessoal que dá acesso à sua Bitcoin? Esse dinheiro é perdido. Sim, não é possível recuperar a chave e não lhe é possível transacionar ou aceder à Bitcoin sem ela. Hoje em dia estima-se que cerca de 25% de toda a Bitcoin esteja inacessível devido a isto.


A Bitcoin é finita

O máximo de Bitcoin que pode existir é 21 milhões. As boas notícias, é que este limite deverá ser alcançado apenas em 2140. Atualmente já foram minadas 16.3 milhões de moedas.


Estas foram seis curiosidades sobre a Bitcoin, uma moeda digital que ainda tem muito para dar. Com o receio e o desconhecimento a desaparecerem, o mais certo é que esta se torne num método de pagamento comum, ao lado de outras moedas semelhantes, por isso, não perca tempo e mergulhe neste mundo o quanto antes.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais