Dicas que não aprende numa Business School
Vários cursos e escolas especializados já permitem aos jovens aprenderem inúmeras áreas focadas na criação de empresas ou na participação numa carreira empreendedora de sucesso, contudo, existem algumas lições que podem não ser transmitidas e que vêm somente pelos anos de experiência ou através dos conselhos de um mentor.
A fórmula do sucesso não existe
Ainda que possam existir alguns passos importantes se deseja ser um empreendedor de sucesso, a verdade é que não existe uma fórmula específica. Cada pessoa e cada empresa terão de seguir caminhos diferentes e que podem levar, ou não, ao sucesso.
Todos os conhecidos se podem tornar em oportunidades de negócio
Quer seja num ambiente formal ou informal, sempre que se apresenta a outro empreendedor está a abrir uma porta para eventuais contactos e parcerias. Por isso, seja sempre cordial e lute por construir somente relações saudáveis. Nunca se sabe quando poderá precisar do apoio daqueles que conhece.
Contratar a equipa perfeita
Pode encontrar um profissional com um bom currículo mas que no final não se adapta à cultura da sua empresa ou pode encontrar um cujo currículo não é tão composto mas rapidamente se mostra perfeito para a cultura da sua empresa. Existem algumas técnicas que o podem ajudar na hora de contratar mas a verdade é que muito terá a ver com o seu instinto e com a sua experiência.
Como lidar com os clientes
Cada cliente é um caso diferente e é impossível prepará-lo para todo o tipo de problemas que possa vir a encontrar. Ainda que conhecer as bases possa ser útil, quando estiver em contacto com um cliente difícil terá de improvisar para resolver tudo pelo melhor.
A emoção é tão importante quanto a inteligência
Fazer boas escolhas e conhecer as últimas tendências de nada lhe valem se não conseguir controlar as suas emoções, sejam elas a frustração, a solidão ou até o stress extremo que pode levar à depressão.
Ser um bom empreendedor não significa tirar um bom curso mas sim aprender com a sua experiência e com a experiência de colegas. Leia entrevistas, converse bastante em eventos, e descubra as lições que só a vida lhe pode ensinar.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Um freelancer também pode e deve ter um mentor
Vantagens de ter um mentor
Essenciais para quem quer ser um mentor