CES 2020: As tecnologias que irão marcar presença


O Consumer Electronics Show (CES) regressa a Las Vegas no dia 7 de janeiro para mais uma fantástica edição que encerra a 10 do mesmo mês. As últimas novidades da tecnologia serão apresentadas em breve mas até lá analisamos as tendências que provavelmente irão marcar presença.


LEIA TAMBÉM: Tecnologias que não sobreviveram a última década


A evolução dos pequenos monitores de saúde

Os aparelhos que medem os passos e o ritmo cardíaco do usuário através de sensores biométricos são quase corriqueiros e a sua evolução é iminente. No início de 2019, o Instituto de Tecnologia do IBM Watson AI Lab (no Massachusetts) conseguiu configurar modelos de visão computacional para trabalharem em aparelhos comuns. 


Em parte graças a esta pesquisa, a Cocoon Cam revelou o seu monitor de bebé que usa visão computacional e inteligência artificial para analisar a respiração, o movimento e o som dos pequenos, alertando os pais sobre diversos fatores: a que horas a criança adormece, quando acorda, quais os seus padrões de sono, entre outros.  


Deste modo, podemos esperar invenções que, seguindo o caminho, poderão auxiliar no monitoramento de pacientes adultos e até à segurança das habitações.


O caminho que o Google Glass abriu

Uma ideia futurista com um design que nada agradou aos utilizadores, os Google Glasses rapidamente deixaram o mercado. No entanto, eles abriram um caminho que está a ser explorado por empresas como a Norm Glasses. Este aparelho é ativado por comando de voz e possui um design semelhante aos óculos de sol modernos, transformando-se num modelo mais discreto que o seu antecessor.


Cozinhas inteligentes como nunca viu

Para além das máquinas de lavar capazes de gerir a quantidade de detergente que inserem nas lavagens consoante o peso da roupa, outros aparelhos estão a nascer com fim a tornar a sua casa verdadeiramente inteligente. 


Um dos últimos lançamentos foi o frigorífico da Samsung, o Family Hub, que inclui um tablet com ligação à internet, permitindo-lhe partilhar notícias com toda a família, tirar fotografias, desenhar e até escrever notas.


Outro exemplo, com data de lançamento prevista para fevereiro, é o novo eletrodoméstico da PantryOn. Ele analisa a quantidade de comida que ainda possui no armário, avisando-o de quando tem de adquirir mais e adicionando-o à lista de compras. Para além disso, ele também é capaz de pesquisar na internet pelos melhores preços, entre outra informação útil.


Comunicação simples e rápida em todo o mundo

Empresas como a portuguesa Unbabel continuam a desenvolver formas mais rápidas e eficazes de nos comunicarmos com o mundo, independentemente da língua que queremos usar. Estes fornecedores de traduções em tempo real procuram agora adicionar calão, sotaques, e outras informações que tornem a comunicação fluída, evitando desentendimentos e momentos “vergonhosos” na hora de surpreender aquele cliente importante.


LEIA TAMBÉM: Tecnologia: Erros de principiante que deve evitar


O mundo da tecnologia tem sofrido grandes alterações nos últimos vinte anos e com as novas descobertas nascem produtos e serviços que procuram facilitar o nosso dia-a-dia. Fique atento às novidades deste ano. Quem sabe, talvez encontrará aquilo que tanto procura, mesmo que ainda não o saiba!


Keywords: CES, Consumer Electronics Show, Family Hub, Samsung, PantryOn, Norm Glasses, Unbabel, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais