Como melhorar produtividade enquanto trabalhador remoto


Trabalhar remotamente tem grandes vantagens, nomeadamente, ao permitir-lhe equilibrar a sua vida pessoal e profissional, assim como ter um horário de trabalho flexível. No entanto, esta é igualmente a receita para uma produtividade mais fraca se não se souber adaptar corretamente.


Não se deixe ficar em pijama

Uma vez que se encontra em casa, pode ter a tendência de permanecer em pijama, contudo, por mais confortável que seja, não irá ajudar o seu cérebro a perceber que está em modo trabalho. O ato de mudar de roupa, mesmo que para uma de ginásio mais confortável que o fato, ajuda-o a acordar e a melhorar a sua concentração. A roupa que usamos leva-nos a adotar diferentes comportamentos e o pijama pode estar a matar a sua produtividade.


Decore o seu espaço de trabalho

A sala ou um escritório podem ser o seu local favorito de trabalhar e é importante decorar o seu espaço com algumas plantas ou outros acessórios que o façam sentir-se relaxado. Uma divisão sem qualquer decoração irá matar a sua criatividade, tão importante ao seu trabalho, seja ele qual for.


Monte um escritório

Primeiramente, deve escolher uma divisão com boa iluminação natural, até pode ser a sua cozinha, pois ela irá ajudá-lo a concentrar-se. Para além disso, deve ter todo o seu material no mesmo local para evitar ter de se levantar vinte vezes para ir buscar aquele documento de que precisa, e a pasta, e uma caneta nova, ou o cabo para ligar o computador à eletricidade. Estes pequenos passos irão levá-lo a perder a concentração e a produtividade.


Aproveite a oportunidade de fazer pequenas pausas

Num escritório tradicional é pouco provável que lhe permitam fazer pequenas pausas de meia em meia hora ou de hora a hora pois isso está normalmente associado a uma baixa produtividade. No entanto, e especialmente após uma tarefa mais complexa, é importante que descanse o cérebro. É difícil mantermos a nossa concentração por longos períodos de tempo, tornando breves pausas de cinco minutos essenciais a uma boa produtividade. Tire partido do facto de estar em casa para apanhar um pouco de sol, beber um sumo, e descansar um pouco.


Se tem dificuldade em manter-se num método de trabalho mais flexível, crie pequenas regras rígidas que o ajudem e incorpore estas breves dicas, lutando pela sua produtividade e bons resultados.


OUTROS ARTIGOS:

Erros na gestão do seu tempo que deve evitar

Freelancer: Cultive uma relação saudável com este profissional


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais