Comportamentos milenares que ainda se aplicam ao empreendedorismo


Alguns dos comportamentos que nos têm seguido, guiaram os nossos antepassados mas são também responsáveis por decisões bem presentes e que marcam a vida de qualquer empreendedor.


Decisões irracionais

Acreditamos que a maioria das decisões provém do nosso pensamento racional, contudo, isto não é inteiramente verdade. Muitas das decisões e dos comportamentos nascem de uma misturam entre os impulsos e o nosso inconsciente, a parte da nossa mente a que não temos acesso. Por isso, mesmo quando julga estar a tomar a decisão mais racional, é importante conversar com a equipa pois esta pode na realidade ser movida pela emoção ou desejos que desconheça.


O poder das estórias

A nossa história foi durante milhares de anos passada através de estórias, fossem elas escritas nas paredes das cavernas ou contadas de geração em geração. Uma boa estória consegue-nos mover, mudar a nossa percepção do mundo, e até fazer-nos sentir mais próximos dos que nos rodeiam. Ora, o mesmo se aplica quando partilha a sua marca. Quando desenhar a sua estratégia de marketing, pense numa boa estória para contar sobre o nascimento da sua empresa e, claro, não se esqueça de ir partilhando momentos engraçadas ou interessantes vividos pela sua equipa - pode até gravá-los e publicar diretamente nas redes sociais.


Trate bem os outros, e os outros irão tratar bem de si

Somos animais de sociedade e precisamos da nossa comunidade para sermos realmente felizes, mesmo que essa comunidade seja um grupo chegado de amigos. Para garantir essa relação, o nosso cérebro leva-nos a gostar de pessoas que nos ajudam e apoiam nos maus momentos, dando-nos também a vontade de ajudar quem mais precisa. Este comportamento biológico e aparentemente inocente, é o responsável por preferirmos criar relações profissionais com empresas ou indivíduos que estejam disponíveis para nos oferecer uma mão quando precisamos. Da mesma forma, temos vontade de trabalhar com um profissional quando este se mostra interessado em nos fazer algum favor, sabendo que em troca terá um favor nosso no futuro.


Entender as nossas relações profissionais é compreender o que significa ser Humano e é interessante compreender como as mesmas leis nos têm guiado ao longo da nossa existência, não importa o quão avançada seja.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar

Os maiores mitos sobre o empreendedorismo

Mitos que o impedem de mudar de carreira

Mitos sobre quem muda frequentemente de emprego


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais