Erros na gestão do seu tempo que deve evitar


Grande parte da sua produtividade advém da forma como organiza o seu tempo, por conseguinte, uma má gestão pode estar a prejudicá-lo gravemente mesmo que não o consiga ver. Para evitar que tal aconteça, iremos revelar alguns dos erros mais comuns, praticados na hora de gerir o seu tempo.


Sinta-se produtivo e não ocupado

Você pode passar o dia todo a trabalhar, mal almoçando e usando até o seu tempo de descanso para adiantar trabalho. Isto faz de si ocupado, mas estará a torná-lo produtivo? Muitas vezes, uma boa organização de tempo permite-lhe uma maior janela para tratar de si e estar com a família sem quebrar a sua eficácia e o andar das tarefas que tem para fazer.


Não contabilizar corretamente o tempo que demora

Uma tendência de muitos profissionais na hora de criar um calendário de trabalho é deduzirem de cabeça quanto tempo demoram em determinada tarefa, contudo, na maioria das vezes essa estimativa está errada pois o tempo tende a passar mais depressa do que pensamos. Para evitar que isto aconteça, cronometre a mesma tarefa ao longo de uma semana para conseguir alcançar valores em que se possa realmente basear e evitando que se “atrase”.


Começar pela tarefa mais rápida

Começar o seu dia de trabalho pelas tarefas mais rápidas pode parecer ideal, no entanto, se as primeiras horas do dia forem as mais produtivas, aquelas em que se encontra mais concentrado, este pode vir a ser um erro grave pois está a usar a hora de maior rentabilidade em tarefas que requerem menos concentração. Escrever um relatório, preparar uma reunião ou tratar das finanças da empresa, são funções que pedem de si a sua melhor eficácia, devendo ser executadas quando você se encontra motivado.


Acreditar que tem de se levantar cedo

É verdade que muitos empreendedores falam que o segredo para o seu sucesso é levantar-se por volta das 5 ou 6 da manhã, aproveitando para dar uma breve corrida e começar a trabalhar. O problema é que este é o segredo deles, não tendo de ser o seu. Muitos profissionais preferem trabalhar à noite, madrugada fora, tendo de acordar mais tarde. Outros sentem-se menos produtivos logo a seguir ao exercício físico, preferindo-o ao final do dia para desanuviar do stress acumulado. Pode-se inspirar nos outros mas estude e perceba o que funciona para si.


Saiba também que este processo não é linear e que será preciso adoptar as suas estratégias de organização do tempo de vez em quando, por exemplo, quando inicia um novo projeto, quando muda de função, quando a sua família cresce, ou até no final do ano - revendo o que funcionou e conseguindo soluções para os pontos que ainda podem correr melhor.


OUTROS ARTIGOS:

A importância de criar um aplicativo para a sua empresa

O que ter em mente quando escolhe um computador de trabalho


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais