Os erros mais comuns nas videoconferências


Numa altura em que as videochamadas se tornaram grande parte da vida de profissionais por todo o mundo, é necessário relembrar os erros frequentes que deve evitar ao máximo, transmitindo boa imagem.


LEIA TAMBÉM: Live Chat: Como tirar o maior partido deste tipo de comunicação ao vivo


Querer ser criativo na hora de escolher uma plataforma

O Zoom, o Google Duo e o Microsoft Teams são algumas das plataformas mais populares para videochamada e é importante usá-las pois são amplamente conhecidas por todos os profissionais. Mesmo que exista um software com outras vantagens, o desconhecimento pode levar a problemas técnicos e a frustração mesmo antes da reunião.


Não saber lidar com problemas técnicos

A imagem trava? Não consegue ouvir os participantes? Qual o teu plano b? Saber lidar com os problemas técnicos que inevitavelmente irão acontecer, mais tarde ou mais cedo, é uma capacidade que qualquer empreendedor deve ter. Em última análise, lembre-se que a chamada telefónica ou via Whatsapp é sempre uma opção.


Tornar a conversa numa apresentação

Chegar ao palco e começar a apresentar o seu projeto sem paragens não é uma forma muito prática de o dar a conhecer. Isto intensifica-se numa videochamada onde a distração é ainda mais frequente. É fundamental transformar a apresentação numa conversa com o outro, mantendo-o interessado.


Não dar espaço para que o outro se expresse

Quando se encontra numa conversa, numa troca de ideias, tenha a certeza de que deixa os participantes se expressarem. O seu entusiasmo pode levá-lo a falar demasiado, não permitindo que o outro coloque questões ou adicione argumentos. 


Não manter um olho nas janelas

Enquanto fala, vá dando uma olhadela pelas janelas dos participantes. Se perceber que algum deles se está a distrair, mude o tom, faça uma questão, cative-o. Isto, claro, sem o chamar diretamente.


Não saber o que fazer a seguir

Terminada a chamada, o que se segue? Deve enviar os documentos que apresentou por e-mail, marcar uma próxima reunião, enviar dados ou ficheiros prometidos, entre outros. Não termine a chamada sem definir os próximos passos.


LEIA TAMBÉM: Soft Skills: O que são e quais as mais importantes para qualquer profissional


Tal como numa reunião presencial, deve preparar-se à altura para este novo desafio. Ainda que a videochamada seja natural para muitos profissionais, tantos outros estão agora a lidar com ela pela primeira vez.


Keywords: Videochamada, Videoconferência, Zoom, Google Duo, Microsoft Teams, Office 365, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais