Cuidados a ter quando se deseja expandir internacionalmente


Determinadas empresas conseguem conquistar o mercado nacional e acabam por sonhar expandir-se para todo o mundo, especialmente agora que qualquer produto consegue ser adquirido através da internet. Se este é o seu caso, ou se gostaria de começar logo por uma empresa internacional, descubra algumas dicas que podem ser valiosas.


Domine várias línguas

Este dica é indispensável se você quer exportar o seu produto para o estrangeiro. Se deseja dedicar-se a um país específico então deve dominar a sua língua e no caso de querer algo mais geral, o inglês é completamente fundamental. Idealmente, para além de um estudo autodidata é importante matricular-se num curso oficial como os da Oxford ou da Cambridge, tendo ao seu lado um currículo e conhecimentos de inglês formal que lhe serão muito úteis. No caso de ter dificuldades com as línguas, opte por contratar um profissional qualificado que possa servir de porta-voz.


Estude bem a lei dos países

Determinados produtos ou serviços podem ser legais em território nacional mas não o serem no estrangeiro. De igual forma, certos tipos de sites ou redes sociais estão também de lado e a sua estratégia de marketing poderá ter de ser revista nestes casos - por exemplo, na China o Youtube, o Twitter, o Instagram, e até o Wordpress estão bloqueados, significando que terá de chegar ao consumidor de outra forma.


Aprenda as diferenças culturais

O modo como vendemos os nossos produtos e o modo como comunicamos com o outro varia de cultura para cultura e a última coisa que deseja é sofrer uma gafe junto de um possível parceiro, investidor ou cliente. Por exemplo, ainda que o aperto de mão exista no Japão, a vénia continua a ser usada mesmo no mundo empreendedor e é esperado que você saiba comportar-se adequadamente, podendo perder um cliente ou parceiro caso contrário. Ver documentários, falar com locais ou até mesmo contratar um “porta-voz” do país específico podem ser grandes ajudas.


Esteja a par da concorrência

Não se esqueça que ao expandir o seu negócio irá igualmente encontrar nova concorrência pelo que é fundamental perceber não somente o que estão a fazer as empresas nacionais como as empresas internacionais que vendem internacionalmente.


As novas tecnologias trazem grandes vantagens, porém, existem igualmente desvantagens e se deseja dar este passo, estude e analise muito bem quais os melhores passos, sendo este um desafio maior do que iniciar o seu negócio num país e numa cultura que conhece bem.


OUTROS ARTIGOS:

Inteligência Artificial: Como irá mudar as nossas empresas

Os principais causadores de stress


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais