Facebook: Como criar vídeos cativantes
O Youtube e o Facebook são duas plataformas em que pode apostar com conteúdo audiovisual, promovendo ainda mais os seus produtos. Contudo, o modo como planeia e executa os vídeos para estes dois sites é diferente principalmente porque o público-alvo é distinto. Conheça, por isso, dicas de como optimizar os seus vídeos.
Públicos diferentes
Enquanto o público do Youtube procura vídeos mais longos, possuindo o tempo para os ver calmamente do conforto da sua casa, o público do Facebook irá encontrar este conteúdo enquanto trabalha ou durante as pausas, preferindo vídeos idealmente curtos, com cerca de um minuto, e sem qualquer tipo de som. Como facilmente percebe, o tipo de conteúdo terá de mudar e de se adaptar à plataforma que pretende usar.
Duração
60 segundos é o tempo ideal que os seus vídeos devem ter, tornando-os rápidos de consumir em qualquer momento e em qualquer altura. Se eles forem demasiado longos, o mais certo é o seu público desistir do vídeo a meio ou nem clicar nele, diminuindo igualmente a probabilidade deste ser partilhado.
Design
Você deve ter em atenção que este tipo de vídeos será provavelmente consumido a partir de um dispositivo móvel, cujo ecrã é significativamente mais pequeno que o de um computador. Por isso, o vídeo do Facebook deve incluir letras grandes, a negrito e visíveis. Para além disso, a maioria do seu público irá preferir um conteúdo sem som que possa digerir em qualquer lado sem se preocupar em usar auriculares ou headphones, o que significa que você terá de investir bastante no design gráfico, optando por animações, por exemplo.
Leve o user ao seu site
Use estes vídeos para revelar novidades ou oferecer descontos exclusivos que direcionam o user para o seu site ou para outro local onde possa adquirir os seus produtos.
Título cativante
Sem a possibilidade de criar thumbnail, como acontece no Youtube, aconselhamos a trabalhar bastante no título. Coloque algo que cative imediatamente o user, informando-o do que se trata o vídeo e convidando-o a conhecer a sua marca.
O vídeo é um dos medium mais populares do momento e usá-lo para seu benefício é fundamental. No entanto, plataformas diferentes pedem tipos de material diferentes e saber-se adaptar a cada uma é importante para a sua estratégia de marketing. Pode também aproveitar estes materiais para o Instagram, por exemplo, já que as necessidades são bastante semelhantes.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo