Facebook e Instagram: Como ter uma boa pegada digital


Numa altura em que a sua pegada digital é tão importante para crescer a sua marca, damos-lhe algumas dicas que pode implementar nas plataformas mais populares da atualidade: o Facebook e o Instagram.


Não partilhe conteúdo em excesso

Claro que deve publicar diariamente mas isto não significa que deva partilhar conteúdo de 10 em 10 minutos. Deixe a sua plataforma respirar e publique o que realmente é relevante. Deste modo o seu alcance orgânico não será ferido e as pessoas não o irão ver como um “spammer” a evitar.


Deixe as opiniões mais sensíveis para si

Deve manter-se longe de temas sensíveis, procurando responder a comentários ou questões de uma forma mais generalista. Lembre-se que os valores que partilha serão ligados aos da empresa e um comentário em falso pode levar o seu público a vê-lo como um membro tóxico da comunidade. Não pedimos que minta mas que pondere até que ponto está a ser demasiado transparente em algumas questões. 


Responsabilize-se pelos erros

Alguém dentro da sua equipa cometeu um erro e um dos seguidores notou-o, partilhando a descoberta de forma agressiva e até insultuosa nos comentários ou através de uma mensagem privada. A tendência poderá ser responder algo como “um dos membros da nossa equipa cometeu o erro, a culpa não é da empresa”, contudo, isto é uma das piores coisas que pode fazer. Quando encarar feedback negativo, nunca atire a culpa para outra pessoa. Responsabilize-se pelo acontecido e demonstre que funciona como uma equipa que se apoia. Se um erro foi encontrado, este será reparado. Agradeça o feedback e continue em frente.


Responda a toda a gente

No meio dos seus seguidores, terá certamente indivíduos com os quais não se daria bem na vida pessoal, contudo, eles são seus clientes e deve-lhes o respeito merecido. Não ignore as mensagens de ninguém somente porque não gostou de determinado comentário ou porque é alguém com o qual não travaria amizade. Lembre-se que o importante é a marca e o modo como a marca e os consumidores interagem.


Certos cuidados são indispensáveis quando deseja crescer as suas redes sociais pois um passo em falso pode significar um escândalo do qual é difícil recuperar. Se não se adapta bem ao modo de operar destas plataformas, opte por procurar um profissional da área.


OUTROS ARTIGOS:

Novas áreas profissionais que estão nos primeiros passos

Como aumentar a sua produtividade matinal


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais