Facebook e Instagram são as empresas que mais dados pessoais coletam


Os cookies são uma das formas mais conhecidas de adquirir informação e algo bem conhecido do público. Assim que este entra num website, ou outros espaços semelhantes, terá de aceitar os cookies ou não terá acesso à página. Isto serve para manter os usuários informados dos dados que são recolhidos e quais os seus fins. Contudo, plataformas como as redes sociais colhem mais do que os elementos básicos e é importante saber quais são, não apenas para se manter informado e seguro, mas também para garantir que o mesmo acontece com o cliente que o começa a seguir.


LEIA TAMBÉM: Redes sociais: Os erros mais comuns


Para responder à questão, a empresa inglesa de antivírus, Clario, lançou um estudo que se foca em 32 tópicos, analisados ao longo de 48 das marcas mais populares no mundo. Os principais são e-mail, nome, idade, género, orientação sexual, estado civil, etnia, religião, localização, morada, número de telefone, passatempos, interesses, peso e altura, familiares, emprego, salário, e ideologias políticas.


Sem surpresas, o Facebook é a rede social que mais dados recolhe, 71% dos 32 analisados, incluindo nome, idade, género, profissão, ideologias, entre muitos outros. Claro, são dados oferecidos voluntariamente e na maioria das vezes escondidos do público mas estas informações são depois usadas para direcionar publicidade específica para si, e deve saber isso.


Marcas como o Instagram, o Tinder, o Grindr e o Uber recolhem cerca de 50% dos elementos, e empresas como a Netflix, o Ikea, a Ryanair e o Spotify, ficam-se pelos 30%, incluindo nome, idade, morada, número de telefone, e interesses. Quanto às marcas que, em contrapartida, angariam o menor número de dados, estas são o TikTok, o McDonalds, o Google Maps, o Twitter, e a Amazon.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Como criar e manter uma boa reputação


Mantenha-se informado e saiba que dados permanecem nas plataformas para seu uso e decida cuidadosamente que elementos lhes adiciona, valerá a pena ter toda a sua informação sensível (pessoal e profissional) nas redes sociais? 


Keywords: Redes Sociais, Facebook, Instagram, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais