Freelancer: Quando é ideal procurar este serviço?


Muitos empreendedores debatem-se entre contratar profissionais tradicionalmente ou optar pelo sistema de freelancer, dividindo-se entre o que se encaixa melhor nas suas necessidades, por isso, damos-lhe algumas dicas que o podem ajudar.


LEIA TAMBÉM: Marketing: A importância dos nichos e das comunidades


Tarefas pontuais

Se precisa de um serviço apenas durante dois meses, não compensa contratar um profissional para o ano todo (excepto, claro, se este exercer mais funções). Nestes casos, pode optar por um freelancer que contrata pelo período necessário.


Um processo ainda em fase inicial ou orçamento reduzido

Quando abre um negócio é natural que não saiba ao certo qual os funcionário de que precisa e contratar freelancers dá-lhe a liberdade para escolher aqueles de que precisa, juntar funções e, se necessário, terminar os contratos sem que seja um processo doloroso para si e para o profissional que, em outra situação, estaria à procura de algo mais duradouro. O mesmo acontece quando não quer recorrer a financiamento externo e ainda não tem o suficiente para empregar um full-time ou um part-time. 


Uma especialidade difícil de encontrar

Encontrar especialistas nas novas áreas profissionais ou pouco populares no país em que se encontra pode ser um problema, acabando por contratar o primeiro profissional que se candidata (se o conseguir de todo), arriscando-se a receber uma pessoa que não se encaixa na sua cultura ou cujos conhecimentos ainda não estão num nível desejado. Para isto, há a solução do freelancer, capaz de trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo e provavelmente tirando partido disso para conseguir uma lista de clientes vasta.


Perspetivas diferentes

Enquanto um profissional tradicional tenderá a alinhar-se com as ideias da empresa, um freelancer tem mais liberdade para dar a sua opinião, para dizer o que está mal, o que está bom, e o que pode ser melhorado. Se teme que não está a conseguir ser tão criativo quanto gostaria, contacte um freelancer e discuta opções com ele - mais uma vez, a experiência variada aparece aqui como uma grande vantagem.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Prove as suas habilidades com o Skill Assessments


Na hora de contratar use várias plataformas, fale com amigos e parceiros, e lembre-se que com o trabalho remoto vem a vantagem de poder encontrar candidatos em qualquer parte do mundo, com as mais variadas experiências.


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais