Um freelancer também pode e deve ter um mentor


A ideia de procurar um mentor é normalmente associada a empresas e aos seus chefes que, especialmente em momentos difíceis, procuram os conselhos daqueles que vivem no mundo do empreendedorismo há mais tempo. Porém, não apenas estes profissionais podem retirar benefícios de uma relação deste tipo - os freelancer também devem ter mentores.

Assim como numa empresa tradicional, o trabalho do freelancer está em constante risco, dependendo da assiduidade de contratos e das boas relações que se vão construindo ao longo do tempo. Mas, e se alguém estivesse do seu lado em todos os passos?

Avaliar as suas forças e as suas fraquezas
Melhor do que ninguém, um mentor irá conhecê-lo bem e, refletindo no seu próprio passado, encontrar aquelas que são as forças, tal como as fraquezas, que podem estar a prejudicar o seu futuro. Falem um pouco sobre a sua rotina e o modo como interage ou procura novos projetos. Quem sabe, o mentor terá a dica que mudará a sua carreira para sempre!

Partilhar contactos
Como alguém mais experiente, o seu mentor terá certamente contactos de empresas que podem estar interessadas na sua ajuda, especialmente, vindo como recomendação de alguém em cujo trabalho confiam. Ou talvez o seu mentor se esteja a afastar de alguns projetos e o possa indicar como seu substituto.

Não cometer os mesmos erros
De um modo geral, o mentor já cometeu erros cujas consequências teve de aceitar. No entanto, esse pode não ser o seu caso. Ao conhecer a experiência de outro profissional, será mais fácil evitar erros e construir uma carreira de forma mais segura. Descubra quais os maiores desafios que o seu mentor já teve de ultrapassar, como o fez, quais as melhores empresas ou áreas para se trabalhar, qual o melhor método para organizar a vida pessoal e profissional, entre muitos outros aspectos que o irão ajudar.

Quem sabe, um dia poderá ser você o mentor de um jovem profissional. Até lá, não ignore a experiência de quem já passou pelas etapas em que você se encontra neste momento. Juntos podem construir uma relação pessoal e profissional rica e que o pode levar a subir ainda mais, rumo ao sucesso.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Caminhe em direção ao sucesso em 2018
A tecnologia vai dominar 2018

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais