Palavras e expressões proibidas durante uma reunião


As reuniões são por norma momentos necessários mas que nem sempre cativam os participantes. Marcar estes eventos apenas quando fundamental, criar apresentações diferentes e envolver os presentes são maneiras de manter a audiência atenta, contudo, certas palavras e expressões acabam por conseguir o efeito oposto, podendo até insultar quem o rodeia.


LEIA TAMBÉM: Soft Skills: O que são e quais as mais importantes para qualquer profissional


Com todo o respeito

“Com todo o respeito” e outros semelhantes, como “mas”, indicam imediatamente um tom passivo agressivo nada ideal. Quando profere estas palavras transmite o sentimento de que não tem em consideração a opinião do outro.


Estou apenas a dizer

Esta expressão coloca de lado a importância do que acabou de afirmar, demonstrando que não tem argumentos válidos que sustentem a opinião, retirando tempo da reunião sem motivo concreto. “Estou apenas a dizer” é muitas vezes usado também para trazer ao de cima tópicos que não fazem parte do sumário, deixando pouco tempo para discutir outros assuntos.


Não me interessa

O “não me interessa” é um grande desmotivador, por várias razões. Ou não interessa saber porque determinado projeto está atrasado (quando pode ser um problema de computadores demasiado lentos ou de meios de comunicação pouco produtivos), ou não interessa como quer que a equipa faça algo (sem se preocupar em esclarecer próximos passos). 


Não tive escolha

Isto é muito dito quando algo negativo está prestes a ser anunciado, contudo, você tem sempre escolha. A escolha pode ser entre fechar a empresa por dívida extrema ou despedir alguns profissionais, mas ela existe. Uma forma melhor de expressar este tipo de notícias, é explicar detalhadamente o porquê da decisão, por exemplo, ou termina o contrato de dois funcionários ou a empresa encerra, prejudicando todos.


O que querem fazer

Claro que existem casos onde esta expressão faz sentido mas, na maioria das vezes, está apenas a passar uma decisão sua para a restante equipa. Mesmo que deseje perguntar a opinião de quem trabalha consigo, tenha em mãos um caminho que será seguido, a não ser que existam alternativas.


LEIA TAMBÉM: AMP: O que é e porque é fundamental ao meu website?


Tenha atenção à sua comunicação e às expressões que usa, em especial as mais “inocentes” pois são as que, por norma, trazem consequências negativas. As reuniões devem ser momentos de avanço no trabalho e não algo que todos os profissionais odeiam, diminuindo a sua produtividade e a vontade de permanecer consigo.


Keywords: Apresentações, Reunião, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais