PayPal: Estudo revela o aumento dos pagamentos via smartphone


O novo Facebook Pay é prova de que o pagamento via dispositivo móvel está a tornar-se cada vez mais popular e o mesmo é confirmado por um estudo recente levado a cabo pela Ipsos, a pedido do PayPal. No total foram contactados 22.000 utilizadores de smartphone (dos 18 aos 74 anos), e 4602 influencers e outros responsáveis por venderem produtos online em 11 países: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Austrália, Índia, Japão, Estados Unidos da América, México, e Brasil.


LEIA TAMBÉM: Macbook: As vantagens de trabalhar com produtos Apple


O resultado? 78% dos entrevistados afirmou ter adquirido produtos ou serviços através do seu smartphone nos últimos seis meses, e quase 80% confirmou já tê-lo feito pelo menos uma vez na vida. O Facebook, o Instagram e o Whatsapp - todos da mesma empresa - foram os grandes vencedores com 33% dos inquiridos a responderem já ter feito compras nestes sites.. Quanto ao PayPal, este é o segundo método de pagamento mais usado (33%), atrás apenas do cartão de crédito (44%).


Curiosamente, apenas 63% das empresas otimizou as suas plataformas para este tipo de pagamento, o que se traduz num alarmante número de marcas que continua a passar ao lado deste tipo de consumidor. Como sublinha o estudo: “Para milhões de pequenos negócios em todo o mundo, oferecer uma boa experiência móvel não tem sido uma prioridade quando se fala da sua sobrevivência. Contudo, se as empresas priorizarem os dispositivos móveis, poderão conseguir uma diminuição nos carrinhos abandonados e evitar uma perda nas vendas de 15%”. Como reforço, 21% dos participantes afirma já ter desistido de uma compra pelo facto de não poderem pagar pelo smartphone.


A Índia é o país que melhor se adaptou ao comércio online, com 81% das empresas a confirmarem a otimização para este tipo de vendas, enquanto os Estados Unidos da América são a região com a maior dificuldade de adaptação - apenas 57% das empresas possui este tipo de otimização.


Em termos de preocupações com a segurança dos dados pessoais, o Japão é aquele que mais confia na venda online, com apenas 28% dos inquiridos a demonstrarem algum receio. Contrastando com ele estão o Reino Unido (64%) e a Austrália (63%). Para finalizar, o estudo revela que as mulheres têm uma maior tendência a efetuar este tipo de compra (48% versus 39%).


LEIA TAMBÉM: Apple Pay está a ganhar popularidade


Adaptar-se às novas tendências nunca foi tão importante e se o seu negócio se foca na venda de produtos ou serviços não deve deixar de lado a otimização para pagamentos via dispositivos móveis sob o risco de começar a perder clientes.


Keywords: Paypal, Ipsos, Facebook, Instagram, Whatsapp, Messenger, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais