Redes Sociais: O que deve partilhar com colegas de escritório


Na pausa do almoço, antes ou depois do horário de serviço, ou nos breves intervalos para o café, é comum e até aconselhável que interaja com os seus colegas, mantendo uma relação saudável e amigável com a equipa, criando uma cultura de apoio e bom ambiente. No entanto, aquilo que para si é divertido para outros pode não o ser, culminando em pequenos desentendimentos que podem facilmente ser evitados.


LEIA TAMBÉM: A tecnologia está a melhorar o ambiente nos escritórios


Confirme se o que está a fazer é “legal”

Algumas empresas proíbem o uso de internet ou o acesso a websites e a plataformas que não sejam as designadas para trabalho. Ao ter acesso às redes sociais, pode estar a colocar em risco o seu futuro na empresa, assim como o dos seus colegas. Tenha a certeza que é permitido frequentar os perfis pessoais ou usar o smartphone para lazer.


Deixe de lado o conteúdo sensível

Piadas de humor negro e comentários religiosos ou políticos devem ficar de fora das suas brincadeiras pois corre o risco de ofender um colega. Para além disso, dependendo do conteúdo, você pode ficar conhecido como racista ou extremista mesmo que essa não seja a sua intenção.


Não desconcentre colegas

Encontrou um .gif muito engraçado e quer partilhá-lo com a equipa mas quando olha em volta repara que todos estão concentrados no seu trabalho. Evite desconcentrar os colegas e espere por um momento oportuno para revelar a sua descoberta.


Não seja obsessivo

Partilhar um meme pode relaxar os colegas mas parar de meia em meia hora com um novo conteúdo “divertido” irá torná-lo numa verdadeira praga. Não seja aquele membro que parece nunca trabalhar pois para além de criar mau ambiente pode transmitir às chefias a ideia de que não executa as suas tarefas como deve ser.


Cuidado com a informação pessoal do outro

Uma fotografia tirada no momento errado, o nome ou contacto pessoal de outra pessoa, tenha extra-atenção se o conteúdo que deseja partilhar não contém informação sensível e pessoal de outro membro, de um amigo ou familiar. A “publicação” deste tipo de dados pode estragar as suas relações de trabalho.


LEIA TAMBÉM: Fiverr lança opção colaborativa entre freelancers


Pequenos momentos de descontração como um vídeo de quatro segundos pode ser o suficiente para melhorar o seu espírito e a sua produtividade, por isso, aproveite a boa relação que tem com a sua equipa.


Keywords: Redes Sociais, Trabalho em Escritório, Colegas de Trabalho, NSFW, Memes, GIF, Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Empreendedor, Empreendedorismo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais