Segredos que os jovens empreendedores devem conhecer desde o início


Triunfar no mundo do empreendedorismo é uma tarefa árdua e que depende da dedicação de quem pretende ingressar nele. Desde sacrificar a vida pessoal a saber construir boas relações, muitos são os elementos que determinam o sucesso nesta área altamente competitiva. Por isso, existem alguns segredos que todos os jovens empreendedores devem saber quando decidem seguir esta carreira.

Não ter medo de falhar
Falhar é quase sempre visto como algo negativo - um projeto promissor que não segue em frente, uma entrevista de emprego que corre menos bem. Porém, ainda que de facto falhar seja maioritariamente uma experiência negativa, é fundamental usar estes momentos para aprender. Não tenha medo de cometer erros, especialmente no ínicio, mas lute para não repetir os falhanços do passado. Cada derrota irá ensinar-lhe qual o melhor caminho a seguir.

Não culpar os outros
É fácil culpar os outros pelos nossos erros ou pelos momentos mais negativos. No entanto, centrar-se no que o outro fez não o vai ajudar. Perceba se realmente tudo o que aconteceu se deveu ao erro de um colega ou se, em alguma parte, você também errou. Talvez pudesse ter tido uma melhor comunicação com a sua equipa ou talvez aquela data limite fosse irrealista desde o início. Perceba o que errou, o que poderia ter feito de diferente, e siga em frente.

Sair da caixa
Permanecer na zona de conforto quando se trata de empreendedorismo é um tabu a não mencionar. É fulcral ao seu sucesso estar em constante aprendizagem, especialmente nos pontos que lhe são mais sensíveis. É introvertido? Descubra como construir boas relações pessoais e como abordar as pessoas que ainda não conhece.

Correr riscos
Se jogar sempre pelo seguro o seu negócio acaba por estagnar. Saber balançar os prós e os contras é importante e, por vezes, terá certamente de tomar uma decisão mais arriscada mas que se der certo significará o seu sucesso.

Acredite em si e nas suas capacidades. Não tenha medo de se chegar à frente, de ter uma ideia inovadora, de mergulhar naquele projeto com que tanto sonha. Nunca pare de crescer e de aprender e verá que conseguirá vingar num mundo extraordinário do empreendedorismo.

ARTIGOS RELACIONADOS:
As startups estão a mudar o mundo empreendedor
Cuidado, a sua personalidade pode estar a influenciar o seu trabalho

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais