As melhores formas de escolher o seu side hustle


Os side hustles são carreiras secundárias que os profissionais têm em paralelo com uma carreira principal, por exemplo, você pode trabalhar numa empresa mas vender artesanato no tempo livre. Com a atual instabilidade económica, é natural que pense em adotar um side hustle e, para isso, ajudamo-lo a dar os primeiros passos.


LEIA TAMBÉM: Novas tendências de trabalho que permanecerão pós-pandemia


Reflita sobre os seus talentos e gostos

Faça uma lista resumida de tudo o que você gosta de fazer e de tudo o que faz parte das suas competências profissionais. Quando inicia um side hustle, é importante escolher algo que o apaixone mas também algo que aproveite a sua vasta experiência, permitindo-lhe alcançar o sucesso rapidamente.


Fale com amigos e família

Antes de escolher o público-alvo, deve apresentar a sua ideia a quem é mais próximo de si. Os amigos e a família irão dar-lhe um feedback genuíno (peça-lhes isso), ajudando-o a compreender se existe interesse pelo seu produto ou serviço. Eles poderão ser ainda uma fonte de ideias e de melhorias.


Estude o seu público-alvo

Como acontece com qualquer negócio, é fundamental que conheça bem qual o seu público-alvo - desde a sua geração, à sua localização e situação financeira. Com estes dados poderá ir ao encontro dele, criar conteúdo cativante e delinear preços interessantes.


Crie um plano de negócios

O próximo passo para descobrir se realmente encontrou o side hustle ideal é elaborar o seu primeiro plano de negócios com o local onde irá abrir, os produtos, os preços, o investimento necessário, os custos fixos, o plano de marketing (criação e gestão de redes sociais, website, entre outros), os objetivos mensais e anuais, a origem do produto bruto, entre outros dados de que irá precisar para dar o passo final.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: Razões para continuar a devorar livros


Aproveite a oportunidade de poder trabalhar à distância e não se esqueça de que as lojas online estão neste momento a tornar-se bastante populares. Reflita com calma e não se aventure precipitadamente num side hustle, garantindo que esta aposta não falha e o desmotiva de tentar outra vez. Claro, lembre-se que deve continuar a dar prioridade ao seu trabalho principal mas que esta nova atividade pode vir a tornar-se na sua carreira.


Keywords: Side Hustle, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais