Será que sofre com medo do sucesso?


Ter medo do sucesso parece algo impossível de sentir mas na realidade muitos empreendedores acabam por sofrer com este mal, ainda que sem o perceber. Num mundo altamente competitivo, obter sucesso não é tarefa fácil e muitas são as decisões difíceis que terá de fazer, assim como irá certamente ser obrigado a fazer sacrifícios. Tudo isto pode levá-lo a recear crescer profissionalmente e, para o ajudar, iremos tratar alguns dos motivos mais comuns para o medo do sucesso.

É mais fácil falhar
O medo de falhar está de mãos dadas com o medo do sucesso. Conforme subimos na nossa carreira, várias são as novas responsabilidades e os novos desafios que temos de enfrentar e, com estes, a probabilidade de falhar aumenta. Torna-se mais fácil adiar uma reunião do que se preparar para ela e investir tempo num projeto que pode não ser aceite. Contudo, falhar faz parte do seu crescimento e aprender com os erros é algo que não deve recear.

Não ser capaz de ultrapassar os seus limites
Tinha um plano para a sua empresa que foi conquistado e esta é a altura certa para desenhar um novo plano estratégico, com objetivos atualizados e adaptados à nova realidade do negócio. Porém, muitos empreendedores optam por manter o seu modelo antigo, temendo não serem capazes de levar a empresa mais à frente. Confie na sua equipa e nas suas capacidades, observe os pontos fortes do seu negócio e não tenha medo de seguir em frente com novos projetos.

Medo da Mudança
O crescimento da sua empresa ou da sua carreira profissional irá mais tarde ou mais cedo traduzir-se em mudança. Um novo país, uma nova cidade, uma nova equipa, uma nova empresa. E, por vezes, este sair da área de conforto poderá impedí-lo de progredir e atingir o sucesso que tanto deseja. Mantenha-se aberto a novas experiências e não tenha receio de mudar.

Perda de relações importantes
Os amigos e a família são importantes para nós e esta é uma das razões que leva as pessoas a temerem atingir o sucesso. Ainda que seja usual dizer que para se ter sucesso é necessário passar por cima de todos, incluindo da sua moral e ética, a realidade é que a maioria dos empreendedores de topo se mantiveram fieis aos seus princípios e às suas relações pessoais desde o início. Confie nos seus instintos e tenha atenção às relações negativas na sua vida.

Chegar atrasado a uma reunião ou discutir com a equipa sem razão aparente são alguns dos sintomas com que se deve preocupar, pois estes podem estar a sabotar o seu crescimento, mesmo que lentamente. Analise o seu presente e tente compreender se está a cair nalguns destes vícios. Olhe para as vantagens que o sucesso que traz como o aumento da sua auto-estima, criar oportunidades para os outros (quem sabe ajudar aquele amigo especial), construir uma independência financeira, entre outros elementos de crescimento pessoal que irão melhorar o seu presente e o seu futuro.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Trabalhar online é o modo de vida mais adotado atualmente
A forma eficiente de combater o seu pior inimigo, o stress

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais