Tecnologias do quotidiano que não existiam há vinte anos atrás


A tecnologia tem dado grandes avanços nos últimos anos mas será que se recorda de como era o mundo antes de invenções como as redes sociais ou os smartphones? Se é Millennial ou mais velho, certamente cresceu num país muito diferente e, por isso, recordamos as tecnologias que não existiam há vinte anos atrás.


LEIA TAMBÉM: Bill Gates revela os seus livros favoritos de 2019


Telemóveis com câmara

Um dos elementos que todos procuramos na altura de adquirir um novo smartphone é a qualidade da sua câmara. Esta tecnologia permite não apenas recordar momentos como criar conteúdo audiovisual para os diversos negócios, contudo, nem sempre isto foi assim. Corria o ano de 2000 quando a Sharp lançou o primeiro telemóvel com câmara, o J-SH04, que permitia também o envio de fotografias através do novo (e caro) serviço de MMS.


O primeiro smartphone, o iPhone

Por falar em smartphone, muito eles nos ajudam no dia-a-dia. Ideias para registar momentos, falar com amigos e até trabalhar fora de casa, este aparelho é indispensável e já ninguém o trocaria pelo antigo telemóvel. O primeiro de todos, o iPhone, foi apresentado ao mundo pelas mãos de Steve Jobs como algo que iria revolucionar o mundo - e assim foi. A título de curiosidade, o primeiro Android nasceria apenas um ano depois, em 2008.


A pequenas mas importantes pendrives

As pendrives foram a substituição das disquetes e dos CDs. Fáceis de levar para todo o lado, elas também não corriam o risco de serem riscadas ou destruídas tão facilmente. Atualmente com armazenamento até 128GB ou mais, o primeiro aparelho permitia “apenas” até 8MB de conteúdo.


Bluetooth, o melhor na hora de partilhar 

Provavelmente ainda se lembra dos infra-vermelhos, um serviço que permitia que duas pessoas partilhassem ficheiros desde que os telemóveis estivessem em contacto direto. A sua evolução natural foi o Bluetooth, um serviço que se encontra em quase todos os nossos aparelhos electrónicos. 


The Facebook, a plataforma tem 16 anos

Atualmente indispensável a qualquer negócio e ainda muito usado para se manter a par das novidades dos amigos, o Facebook deu os primeiros passos em 2004. Quase vinte anos depois, a rede social conta com mais de dois mil milhões de utilizadores por todo o mundo.


LEIA TAMBÉM: PayPal: Estudo revela o aumento dos pagamentos via smartphone


Se o mundo mudou este tanto em vinte anos, esperam-se grandes revoluções para as próximas duas décadas e resta-nos manter a par de todas elas, adaptando as vidas e, principalmente, os nossos negócios, a elas.


Keywords: Smartphone, Android, iPhone, Sharp, Facebook, Redes Sociais, Bluetooth, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais