Tecnologias que não sobreviveram a última década


Os últimos anos foram marcados por grandes avanços da tecnologia mas é impossível acertar sempre. Estes são exemplos de lançamentos cujos resultados deixaram a desejar, culminando no seu desaparecimento precoce.


LEIA TAMBÉM: As tecnologias que mais marcaram esta década (2010 - 2019)


O tablet da Blackberry

Lembrar-se deste lançamento é improvável e isso deve-se ao facto do Playbook, o tablet lançado pela empresa da gigante Blackberry, ter sido lançado em apenas algumas lojas, retirado posteriormente devido à falta de procura. O aparelho que prometia rivalizar com o iPad juntou-se assim ao seu colega, o Blackberry 10, cujo sistema operativo prometia ser superior ao iOS e ao Android.


The Coolest Cooler

Conhecido pelo seu enorme sucesso no Kickstarter em 2014, o Coolest Cooler era uma mala térmica que incluía colunas wireless, entradas USB, entre outros gadgets. Aparentemente divertida e útil, a mala não chegou a quase nenhum dos clientes pois a empresa ficou sem dinheiro antes do lançamento.


Os Google Glass

Saídos de um filme de ficção científica, os Google Glass foram apresentados como um grande avanço na tecnologia e como um marco na história da humanidade, um aparelho que iria revoluizar a nossa vida. O único problema foi… Ninguém quis saber. Para além de um preço elevado, os óculos não eram confortáveis, vinham com alguns problemas técnicos, e levantavam questões a nível da privacidade. Atualmente o aparelho está à venda para clientes especiais através da sua Enterprise Edition.


O Google+

Por falar em Google, esta lançou-se igualmente no mundo das redes sociais e, tentando fazer frente ao Facebook, lançou o Google+ (encerrado há pouco tempo). Para além de não trazer nada de novo ao mundo da partilha de experiências, o Google+ foi atacado por hackers que expuseram mais de 500 mil perfis, entre outros bugs e problemas que tornavam a plataforma pouco desejável.


Windows no seu smartphone

Com o lançamento do iOS e do Android, a Windows criou o seu próprio sistema operativo, contudo, a limitação dos apps disponíveis e a interface pouco apelativa (uma versão compactada da do computador) levou esta tecnologia a desaparecer depressa.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Acessórios para trabalhar melhor este Inverno


Estes foram alguns dos maiores fracassos dos últimos anos mas a verdade é que todos eles serviram para pavimentar novas tecnologias, servindo de base a outras plataformas e a outros aparelhos que iremos provavelmente usar muito em breve.


Keywords: Blackberry, Facebook, Android, iOS, iPhone, Google Glass, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais