Trabalho remoto: Os maiores mitos que rodeiam este modelo de trabalho
O mundo do empreendedorismo está repleto de mitos proveniente de formas antigas de trabalhar ou de preconceitos que foram sendo espalhados e que podem prejudicar a visão do mundo, assim como os seus resultados. Como tudo na vida, manter-se informado permite-lhe crescer, por isso, trazemos alguns dos mitos que rodeiam o trabalho remoto, um modelo que está a ganhar popularidade e que muitos profissionais tiveram de adoptar voluntária ou involuntariamente.
Os jovens profissionais preferem o trabalho remoto
Ainda que a maioria das pessoas que opta pelo trabalho remota faça parte das gerações mais novas, como os Millennials e os Zommers, a verdade é que muitos preferem um modelo misto que involva as suas casas mas também o escritório, permitindo-lhes socializar com os colegas e ter como opção métodos de comunicação mais diretos do que as videoconferências.
As reuniões não são a chave da organização
Sim, é verdade que reuniões recorrentes podem facilmente matar a produtividade da sua equipa, prendendo-os num espaço onde nada é de facto resolvido e tirando-lhes tempo para executarem as suas tarefas. No entanto, as reuniões são uma parte importante de qualquer empresa, em escritório ou remoto, ainda que devam ser espaçadas e com um propósito específico. O problema destes eventos não é a periodicidade mas sim o sentimento de obrigatoriedade mesmo quando nada há a discutir.
Profissionais com filhos enfrentam os mesmos problemas
As idades, os temperamentos, as atividades, e a própria habitação são elementos que mudam o modo como os profissionais lidam com o facto de terem os seus filhos no mesmo espaço em que trabalham. Casas pequenas podem ser mais barulhentas, enquanto um apartamento com uma divisão extra pode ser tão sossegada quanto um escritório. O stress proveniente da necessidade de vigiar os pequenos depende também de muita coisa, incluindo idade e outros familiares, assim como da possibilidade ou não de os deixar com uma ama.
Os gestores de equipas têm dificuldade em lidar com o remoto
Liderar uma equipa remotamente não é fácil mas fazê-lo em moldes tradicionais possui também os seus desafios. O grande problema está, na maioria das vezes, relacionado com a dificuldade de adaptação da pessoa ou com a falta de meios para que esta desempenho o seu papel a partir de casa.
O trabalho remoto é algo novo para milhões de profissionais em todo e é natural que se espalhem mitos, falsas verdades que parecem fazer sentido perante o desconhecido mas que, na realidade, servem apenas para prejudicar o seu sucesso e aumentar o stress e ansiedade.
Keywords: Trabalho remoto, Teletrabalho, Mitos, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo