Empreendedor: Mitos mais comuns sobre o que implica esta carreira


Durante o seu percurso, irá certamente ouvir alguns factos sobre o que implica ser empreendedor que o deixarão esperançoso ou cauteloso, guiando-o num caminho que pode não ser verdadeiramente o indicado para si. Tenha extra-atenção aos mitos que se vão espalhando e mantenha uma atitude cética aos conselhos que ouve.


Um bom empreendedor tem de arriscar sempre

É verdade que parte de ser um empreendedor é não ter medo de arriscar, contudo, isto não significa que aceite todas as propostas de risco. Um bom empreendedor analisa o que está a sua frente cuidadosamente, aceitando o risco quando a situação pode ser de alguma forma manipulada ou se existe uma grande probabilidade do risco compensar. Arriscar em tudo sem pensar duas vezes irá rapidamente terminar a sua carreira.


Os empreendedores só pensam em enriquecer

Facilmente encontra empreendedores de sucesso a partilharem quanto dinheiro fazem por mês ou anualmente, porém, ser empreendedor não significa ter como único objetivo enriquecer - isto é apenas uma consequência de uma carreira de sucesso. Na realidade, a maioria dos negócios demora entre três a cinco anos até se tornarem verdadeiramente lucrativos - durante o período inicial o lucro é direcionado para investimento, não revertendo diretamente a favor do empreendedor.


O mundo do empreendedorismo é frio e pouco colaborativo

A ideia de “cada profissional por si” é disseminada mas não verdade, aliás, se há algo que define um bom empreendedor é a sua capacidade de se relacionar com todo o tipo de pessoa - quer seja em eventos como o Web Summit ou nos inúmeros cursos e apresentações que decorrem ao longo do ano. Mesmo que no final tenha como objetivo derradeiro o seu sucesso próprio, isto nunca acontecerá se não se conectar ao outro, auxiliando-no que puder.


O empreendedorismo consome a vida do profissional completamente

Sim, um empreendedor não irá trabalhar das 9h às 17h, folgando dois dias por semana e aproveitando um mês de férias descansadas, mas isto não significa que nunca tenha tendo para relaxar e estar com amigos ou família. Ainda que o horário laboral seja mais rígido, consumindo normalmente mais horas do que o ideal, permite-lhe igualmente aproveitar e organizar o tempo de outra forma. No final, com uma boa gestão e um bom auto-controlo, é possível trabalhar duro mas descansar e ter uma vida pessoal gratificante.


Acreditar no conselho ou na informação errada pode desanimá-lo ou levá-lo a agir da forma errada, minando a sua carreira. Fale com outros empreendedores e aprenda aquilo que realmente significa enveredar por este caminho.


OUTROS ARTIGOS:

Como ajudar a sua equipa remota a trabalhar melhor

Bill Gates propõe cinco livros para ler este verão


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais