Configurar o serviço de Internet

Saiba neste artigo como pode instalar o seu router, modem, pen ou hotspot, e configurar o serviço de internet.

Identifique o seu router/modem

Confirme qual é o seu equipamento para garantir que a informação que disponibilizamos está ajustada.

Instalação do router/modem

Se tiver dificuldades enquanto está a instalar o seu serviço de internet, siga os passos que indicamos do seu equipamento.

Tecnologia Fibra

Siga os passos abaixo se precisa de ajuda a instalar o seu router:

  1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada de rede FTTH
  2. Ligue o router à tomada elétrica
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1 (verde) com o cabo telefónico
  4. Ligue o cabo de rede (Ethernet) ao computador (opcional)
Tecnologia Cabo

Siga os passos abaixo se precisa de ajuda a instalar o seu router:

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone ao router na linha 1 (verde) com o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada de eletricidade
  4. Ligue o cabo de rede (Ethernet) ao computador (opcional).

Siga os passos abaixo se precisa de ajuda a instalar o seu router:

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada.
  2. Ligue o telefone à entrada LINHA 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrica
  4. Ligue o cabo de rede (Ethernet) ao computador (opcional)

Siga os passos abaixo se precisa de ajuda a instalar o seu router:

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada 
  2. Ligue a porta WAN do router a um equipamento ONT, que deverá estar ligado à tomada de fibra ótica.
  3. Ligue o computador a uma das portas LAN (Ethernet) utilizando um cabo
    de rede
  4. Ligue o telefone à entrada linha 1 (porta a verde) utilizando um cabo
    telefónico
  5. Ligue o router à tomada elétrica

Siga os passos abaixo se precisa de ajuda a instalar o seu router:

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Utilize o cabo de rede Ethernet para ligar o computador a uma das 4 portas Ethernet (LAN) do router Wi-Fi
  3. Utilize o cabo telefónico para ligar o telefone à entrada Line 1
  4. Ligue o router Wi-Fi à corrente elétrica.
Ligação sem fios
  1. Identifique o nome da rede (SSID) e a respetiva password Wi-Fi escrita na traseira ou na zona inferior (na base) do equipamento
  2. Ligue o router e faça a pesquisa de redes wireless no seu equipamento (PC, Smartphone, Tablet)
  3. Selecione a respetiva rede SSID e carregue em ligar
  4. Defina o local de utilização (se for pedido)
  5. Teste o acesso ao aceder a uma página de internet
Ligação por cabo USB
  1. Ligue o cabo USB ao computador e ao router
  2. Defina o local de utilização (se for pedido)
  3. Teste o acesso ao aceder a uma página de internet 
Remoção do código PIN

Caso seja pedido a introdução do código PIN, aceda à página de configuração do equipamento no menu Ligação > Gestão de Códigos de PIN e pressionar na opção Desativar.

Aplicável quando o equipamento não tem opção de gestão do PIN:

  1. Desligue o router, e remova o cartão SIM
  2. Insira o cartão SIM noutro equipamento (ex: telemóvel) e desative o PIN, ao seguir os seguintes passos:
    1. Aceda ao menu Definições
    2. Selecione a opção Segurança
    3. Desativar a opção Bloquear cartão SIM (remover PIN)
  3. Desligue e volte a ligar o equipamento
  4. Coloque novamente o cartão no router e volte a ligar o mesmo

Instalação do hotspot/pen

Se enquanto está a instalar o seu serviço de internet através da hotspot/pen encontrar dificuldades, siga os passos que indicamos.

 

Verifique o nome da rede (SSID) e password Wi-Fi (key) na parte de trás do equipamento e siga os seguintes passos:

  1. Pesquise redes wireless
  2. Defina o local de utilização (se for pedido)
  3. Teste o acesso à internet

 

Caso a etiqueta do hotspot esteja rasurada ou inexistente, faça a ligação via USB a um computador e siga os seguintes passos:

  1. Ligue o hotspot/pen via usb ao computador. O computador irá criar uma ligação de área local e atribuir um IP
  2. Aceda à página interna do equipamento, via browser, através do endereço http://nos.internet ou http://192.168.1.1.
  3. Faça o login com os seguintes dados de utilizador:
    • Username: admin
    • Password: admin
  4. Selecione a opção Wi-Fi
  5. No campo palavra passe escolha a opção Mostrar palavra passe ou redefinir uma nova.

 

Caso surja a indicação para introdução do código PIN:

  1. Remova o cartão SIM do equipamento
  2. Desative o PIN, colocando o cartão num telemóvel/tablet e siga os seguintes passos:
    1. Aceda ao menu Definições 
    2. Selecione a opção Segurança
    3. Desative a opção Bloquear cartão SIM (remover PIN)
  3. Desligue e voltar a ligar o telemóvel/tablet para validar a desativação efetiva do PIN
  4. Coloque novamente o cartão no equipamento e volte a ligar o mesmo
  5. Teste o acesso.
Ficamos felizes por ter ajudado