Empreendedorismo

Sites de Descontos: prós e contras


Para o cliente, a seguir às ofertas gratuitas, o desconto é o melhor amigo. Para as empresas e os empreendedores, pode ser uma dor de cabeça.

 

Cada vez mais em voga no contexto de crise, os sites de descontos são plataformas web utilizadas para publicitar oportunidades de compra exclusivas e únicas a preço reduzido, expondo um produto a uma vasta audiência à procura da melhor pechincha.

 

Mas quais as reais vantagens e desvantagens de sites como o Groupon, Cardume ou Clube Fashion para o empreendedor?

 


Vantagens

- Vender mais
Em algumas circunstâncias, embarcar na lógica do desconto é melhor do que não fazer qualquer venda. Uma venda massiva, mesmo com desconto, pode ser a diferença entre um mês com lucro e um mês sem lucro.

 

- Melhor relação com o cliente
A lealdade do cliente está relacionada com duas grandes variáveis: a qualidade do produto e o preço, pelo que galantear os seus clientes com algumas ofertas especiais de vez em quando pode ser uma boa estratégia de fidelização e mesmo word-of-mouth.

 

- Maior exposição
Os sites de descontos são diariamente visitados por milhares de pessoas, pelo que, se oferecer uma boa promoção, será eficientemente exposto a um grande número de pessoas.

 


Desvantagens


- Corte na margem de lucro
Sempre que vende um produto abaixo do preço que pedia, a sua margem de lucro baixa, acrescente-lhe ainda a taxa que tem de pagar a cada site para publicitar as suas ofertas.

 

- Pedidos recorrentes
Mesmo que sublinhe aos seus clientes que as promoções oferecidas são casos isolados, pode ter de lidar com alguns pedidos. O perigo da situação é que se recusa, o cliente pode sentir-se tentado a experimentar outra marca.

 

- Difícil captação de clientes-reais
As ofertas compiladas dos sites de descontos são sempre apelativas, e certamente muitas pessoas se sentirão tentadas a experimentar o seu produto/serviço pela primeira vez, a um preço reduzido. Mas sendo que a grande maioria dos visitantes desses sites procuram as chamadas “pechinchas”, pode ser difícil mantê-los com os seus produtos a preços normais.

 

- Capacidade de resposta insuficiente
À primeira vista, esta pode parecer uma desvantagem quase feliz, mas desengane-se e atente, porque pode ser incontornavelmente fatal. Se colocou uma ou várias promoções em sites de descontos, assegure-se de que a sua empresa terá capacidade de resposta para uma afluência (super)inflacionada. Pode ser uma oportunidade desperdiçada que lhe valerá potenciais clientes perdidos para sempre.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais