Empreendedorismo

Prémio Cinco Estrelas


HTML Editor - Full Version

Desde 2015 que é possível atestar a certificação de produtos e serviços como de... Cinco Estrelas!

 

Isso é possível através do Prémio Cinco Estrelas, um projeto de certificação que ajuda a identificar o melhor que existe no mercado, ao nível dos produtos e serviços. Quando vir o seu símbolo em qualquer produto ou serviço, terá a garantia de que o mesmo foi testado por consumidores ou por profissionais e foi considerado muito, mas muito bom!

 

 

O que é/qual é o negócio?

O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação global que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação.


De onde nasceu?

Todos nós, como consumidores, temos uma oferta vastíssima de produtos e serviços à nossa disposição no mercado. Todos eles nos dizem na sua comunicação que são bons e dão a entender que são os melhores, utilizando argumentos diversos.

Neste contexto, sentimos a necessidade de apresentar ao mercado uma forma de identificar facilmente produtos muito bons, dando aos consumidores a garantia de que estarão a fazer a escolha acertada. Criámos então uma metodologia, testada pelo público, que serve não só as marcas na sua comunicação, mas também os consumidores no seu dia-a-dia. A nossa experiência em certificações privadas, a nível nacional e internacional, acrescida do recurso a parceiros nas áreas dos estudos de mercado, do consumo e do marketing, permitiu-nos criar uma metodologia que cumpre estes objetivos. Identificámos as 5 variáveis que influenciam as pessoas nas suas decisões de compra, criámos o método, apresentámos à Nielsen que a validou e assim nasceu o Prémio Cinco Estrelas.


Missão?

Por um lado, permitir às empresas o acesso a uma ferramenta de avaliação rigorosa e de comunicação diferenciadora. Por outro, dar aos consumidores uma garantia de escolhas de consumo acertadas.


Financiamento?

Próprio


Promoção?

Apresentações presenciais, Internet e redes sociais, televisão, rádio, Imprensa e publicidade exterior.


Onde esperam chegar?

Apesar de ter apenas 3 edições, o Prémio Cinco Estrelas atingiu rapidamente um nível de maturidade e de estabilidade no mercado, constituindo-se um conceito-umbrella com um enorme potencial de crescimento e diversificação.

O rigor da metodologia Cinco Estrelas, por um lado, e por outro a flexibilidade de adaptação a outras realidades da nossa sociedade, permite-nos alargar o objetivo de encontrar e premiar o que de melhor existe no nosso país. “Portugal Cinco Estrelas” é um novo projeto, atualmente em fase de arranque, que espelha essa realidade.

Queremos contribuir para promover Portugal dentro de Portugal, e também lá fora, e por isso vamos explorar o maravilhoso país que temos e identificar o que de melhor se faz por cá, não só ao nível de marcas, produtos e serviços, mas também ao nível cultural, gastronómico, turístico, entre outros aspetos que os portugueses identificarem como Cinco Estrelas.


Como lidaram com a incerteza inicial?

A maior incerteza foi na tomada de decisão de avançar, pois a criação de um negócio próprio tem implicações a nível pessoal e toda a estrutura familiar tem que estar preparada.

Tomada a decisão, rapidamente nos apercebemos da forte adesão tanto das empresas ao projeto, como dos consumidores ao conceito. Sabíamos que tínhamos uma metodologia forte, completa, robusta, mas também flexível, de modo a poder adaptar-se a todos os setores de atividade.

Depois de criado o método, o segredo foi, e continua a ser, ouvir o que o mercado tem para nos dizer, pois só recebendo e analisando as opiniões tanto de empresas como consumidores podemos melhorar a operação que gerimos.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Trunfo sim, ingrediente secreto não.

Podemos dizer que para o Prémio Cinco Estrelas ter a notoriedade que tem hoje, com menos de 3 anos de mercado, contribuíram essencialmente 3 fatores: a experiência que temos neste setor, as mais valias que cada elemento da equipa trás para o projeto e a determinação com que conduzimos o projeto.

A experiência ao nível das certificações de marketing deu-nos um conhecimento do mercado muito vasto, que nos permitiu identificar com facilidade o que as empresas e os consumidores mais valorizam.

Mas sabemos que apenas a experiência não chega. Perseverança, capacidade de trabalho, motivação e sobretudo seriedade foram essenciais para que o Prémio Cinco Estrelas se consolidasse no mercado. Hoje, podemos dizer que em menos de 3 anos conseguimos construir uma marca de referência no mercado das certificações de marketing, com a qual as marcas se identificam e as pessoas se gostam de relacionar.

Todos os dias dizemos que o nosso maior ativo são os nossos amigos, pois não consideramos que temos clientes, fornecedores, parceiros, nem mesmo colaboradores.


O que sugerem a quem começa?

Ter medo é normal. É o que faz de nós seres humanos, responsáveis, que ponderam os prós e os contras antes de tomarem decisões estruturais. Aliás, o receio é exatamente o que nos faz pensar estrategicamente evitando que se deem passos maiores que as pernas, e deve acompanhar-nos ao longo de todo o processo. Mas o receio não nos pode impedir de andar, mesmo que com passadas mais comedidas.

Em jeito de recomendação, diríamos que é necessário arriscar, é claro que de forma controlada, é preciso errar, mesmo que esteja tudo muito planeado e controlado existem sempre fatores que não controlamos, e é fundamental acreditar e gostar muito daquilo que fazemos, para podermos encarar os problemas como verdadeiras oportunidades, os obstáculos como desafios e as vitórias como sendo apenas a primeira de muitas a alcançar.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Faças o que fizeres, em qualquer ramo de atividade, ouve sempre o que o teu público tem para te dizer. Se não ficares a saber o que fazer, ficas seguramente a saber o que não fazer.

 

Mais informações em cinco-estrelas.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais