Vintage Dream Cameras
São apaixonados pela Fotografia, pelo vintage, pela "patine", pelo cheiro dos químicos do laboratório, pelo slide e especialmente pela mecânica que nos permite transmitir para o papel a emoção da imagem.
Chegou um dia, em que perceberam que não conseguiam viver senão rodeados por tudo isto, e decidiram fazer desse universo a sua vida
O que é/qual é o negócio?
O Vintage Dream Cameras é um projeto dedicado à compra e venda de equipamentos fotográficos analógicos e acessórios.
De onde nasceu?
O projeto nasceu da necessidade pessoal de comprar máquinas fotográficas analógicas em boas condições e a um preço justo, e de nos apercebermos da falta de oferta a nível local e nacional. Ao mesmo tempo, foi também a forma de fazer face a uma situação de desemprego prolongada.
Missão?
Tem como missão proporcionar o acesso a equipamentos fotográficos analógicos, fomentando a paixão pela fotografia.
Financiamento?
Só financiamento próprio. Na próxima fase do projeto planeamos recorrer ao programa de financiamento bancário Invest+.
Promoção?
Através do Facebook, envio de newsletters e muito graças ao "passa-palavra" de clientes.
Onde esperam chegar?
Ambicionamos tornar-nos uma marca de referência a nível nacional e conseguir ter um espaço físico.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com resiliência, espectativa, optimismo, confiança e muita vontade de lutar. Na pior das hipóteses o "não" era certo, por isso, tudo o que fosse alcançado além disso, seria muito positivo.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O maior trunfo são os próprios clientes. Atender todos os clientes da forma como gostaríamos de ser atendidos, com simpatia, honestidade, atenção e de uma forma personalizada. Os clientes não são números, são pessoas com necessidades, curiosidades, dúvidas, e quer comprem, quer não, são sempre atendidos da melhor forma que conseguimos. Sempre tivemos a certeza que a ideia seria vencedora e que o atendimento personalizado e honesto fariam a diferença. O facto de oferecermos um pequeno workshop na compra de cada máquina, a todos os clientes que não se sentem à vontade com a fotografia analógica, também ajuda muitas vezes a efetivar o negócio.
O que sugerem a quem começa?
Nunca desistir, pensar sempre no que poderiam fazer para melhorar o negócio (ser criativo), analisar a oferta que existe no mercado na mesma área, tentar perceber o que é que as pessoas precisam (ser a solução para uma necessidade) e estar disposto a trabalhar muito, muito, muito mais do que pensaram.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Nunca desistas e procura a excelência em tudo o que faças. Tem brio no teu trabalho e nunca voltes a casa com a sensação que podias ter dado mais de ti. Acredita no projecto, mas nunca percas a consciência que tudo vai demorar muito, mas mesmo muito mais tempo do que pensavas e do que desejarias. Prepara-te para não teres o apoio e compreensão de muita gente (muitas vezes da própria família).
Mais informações na Página de Facebook da Vintage Dream Cameras.