Cartões de Crédito: Deve o seu negócio aceitar este tipo de pagamento?

As carteiras digitais e os cartões de crédito estão a tornar-se no normal e mesmo enquanto pequeno negócio, é fundamental refletir sobre se está na hora de se modernizar

10 de outubro de 2021

Enquanto pequena empresa, existem certas decisões que devem ser feitas de forma mais cuidada, pelas consequências que podem ter num negócio por vezes caseiro. Uma dessas decisões, é a possibilidade de aceitar cartões de crédito como método de pagamento quando a sua preferência é dinheiro vivo. Este artigo irá ajudá-lo a perceber as principais vantagens e desvantagens de se adaptar.


Os pagamentos têm uma taxa associada

Existe uma razão porque vê frequentemente pequenos negócios com a indicação de que “pagamento por cartão de crédito apenas para compras superiores a x valor”. Isto acontece pois o lojista terá de pagar uma taxa por cada compra feita, o que pode não compensar para valores baixos. 


Recebe a receita mais tarde

Ao contrário do dinheiro vivo, o pagamento com cartão pode significar receber a receita com alguns dias de atraso devido aos procedimentos naturais deste tipo de transação. Por norma, não é um problema, mas é um factor a considerar.


As pessoas estão a deixar o físico

Com a popularidade não apenas dos cartões de débito e crédito como de carteiras digitais - por exemplo, o Google Pay, o MB Way, ou o Apple Pay -, muitos consumidores optam agora por não trazer consigo dinheiro físico, à excepção de alguns trocos. Isto faz com que o seu cliente tenha de saber antecipadamente que deve levantar dinheiro e, no caso dos novos interessados, pode levá-los a desistir da compra pela inexistência de uma caixa multibanco ou pelo tempo extra que vão demorar, quando podem dirigir-se à concorrência.


Existem uma tendência a gastar mais com o cartão

Vários estudos demonstram que o consumidor tem uma maior tendência a gastar mais quando usa métodos de pagamento digitais, invisíveis, do que quando as compras são feitas com dinheiro vivo, onde a pessoa o vê sair fisicamente da carteira. Ao permitir cartões, irá aumentar a possibilidade de conseguir receita extra.


Se é um pequeno negócio ou uma pequena empresa, esta decisão deve ser bem pensada, contudo, a verdade é que o pagamento a dinheiro está a desaparecer, prevalecendo em especial junto de marcas direcionadas à Geração Silenciosa, aos Boomers e à Gen X. Se pretende cativar os mais novos, os cartões e as carteiras digitais são um investimento a considerar.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais