Empreendedorismo
Como motivar equipas
Gerir os recursos humanos de um negócio pode ser uma tarefa difícil. A melhor forma de o fazer é criando oportunidades de os colaboradores se relacionarem entre si e com os objetivos finais da empresa onde trabalham, atingindo melhores resultados de vendas, clientes mais satisfeitos e, consequentemente, vencendo a concorrência. Eis algumas ideias.
Formar e treinar
Por muita experiência que um vendedor tenha, é importante dar-lhe formação e contextualiza-lo na cultura da empresa, modelo de vendas e linha de produtos e serviços oferecidos aos clientes. Do ponto de vista do vendedor, este ficará mais confiante e seguro no frente-a-frente com o cliente.
Definir objetivos de vendas atingíveis e mensuráveis
Os objetivos estabelecidos pela empresa para os seus vendedores devem não só ser realistas como mensuráveis, para que seja facilitada a definição de tarefas e atribuição de recompensas. Objetivos pouco claros e demasiado ambiciosos podem tornar-se frustrantes para o vendedor, afetando a sua performance.
Organizar reuniões de controlo de qualidade
Estas são reuniões informais onde, ao contrário da maioria, se discute a qualidade dos produtos ou serviços prestados. Não apenas isto assegura uma melhor comunicação entre colaboradores e chefias, como também cria uma atmosfera que ajuda a que todos trabalhem para o mesmo objetivo comum.
Benefícios por desempenho
A política de remuneração é um dos principais fatores a levar em conta na motivação dos colaboradores. Em vez de um sistema de remuneração fixa (onde não existe relação entre a remuneração e os resultados do vendedor), considere aplicar um modelo misto (onde existe uma parte de remuneração fixa e inatingível, e outra dependente dos resultados do vendedor), que poderá ser determinante na vontade e motivação dos vendedores para “vestir a camisola”.
Reconhecimento do trabalho
A recompensa financeira não é a única forma de mostrar aos seus melhores colaboradores o quanto lhes está reconhecido. Aproveite sempre para elogiar os bons trabalhos publicamente, atribuir títulos de estatuto (ex: empregado do mês) e diminuir a supervisão (demonstrando maior confiança no seu trabalho).
Proporcionar desenvolvimento de carreira
Um vendedor com perspetivas de desenvolvimento de carreira é um colaborador mais motivado a trabalhar melhor. Atribua maiores responsabilidades no desempenho de funções aos colaboradores mais eficientes, defina planos de carreira baseados em resultados e considere atribuir chefias temporárias durante férias de um superior.
Juntar colaboradores com clientes satisfeitos
Quando se gere uma equipa de pessoas satisfeitas com o trabalho que fazem, isso gera um impacto positivo. Por outro lado, clientes satisfeitos são um elemento positivo no desempenho dos colaboradores. Por isso, uma estratégia frutífera é encontrar uma forma de os clientes manifestaram a sua satisfação agradecendo à equipa pelo trabalho e esforço.