Empreendedorismo

6 personalidades que devem existir na sua Startup


Criar uma equipa é como montar um puzzle. Para ser bem-sucedida, necessita de encontrar a combinação certa de talentos que se complementam. Determinados papéis requerem as pessoas certas. Idealmente têm de ser desempenhados por seis personalidades distintas, de modo a formar uma equipa de sucesso:
 
1- O "Sonhador"
Todas as startups necessitam de um sonhador. O sonhador é a força motriz para a criação da empresa, e quem sustenta esta vontade dia após dia. A maior parte dos CEOs e empreendedores têm esta caraterística mas não é exclusiva à gestão. O sonhador inspira, entusiasma e eleva o espírito da empresa. Contratar outros sonhadores irá ajudar quando a energia faltar à liderança. É importante que cultive esta qualidade nos seus colaboradores ao partilhar e encorajar o debate de ideias. Comunique a sua visão à equipa para que o ajudem a construí-la.
 
2- O Gerente
O gerente agarra no sonho e concretiza-o. É pragmático, de confiança e tem a iniciativa para transformar as ideias em ações. O carisma é o menos importante para estas pessoas. Tudo se resume a ser acessível, de confiança e com uma visão de futuro. O gerente compreende que a equipa necessita de uma visão mas também de tarefas tangíveis para executar; define papéis, objetivos e assegura-se que tudo funciona da melhor forma. Não se esqueça: um dos ingredientes fundamentais para a sua startup é a estrutura.
 
3- O "Construtor"
Pensa como um arquiteto e age como um negociante. Tem um conhecimento definido da visão da empresa e sabe como criá-la. Sabe quando é necessário procurar ajuda ou tomar uma decisão. É intuitivo, inteligente e inventivo. É o tipo de pessoa que, sem necessitar de muitas diretrizes, é capaz de compreender e criar exatamente o que quer. É uma das peças mais importantes do puzzle.
 
4- O "Faz-Tudo"
Faz qualquer tipo de trabalho para que a "máquina" não pare. Nunca ouvirá dele um "não" e, como tal, esta pessoa será o seu braço direito. Fará trabalho de "bastidores", quer seja a encomendar mobiliário para o escritório, a auxiliar a restante equipa ou a dar seguimento a uma sugestão que você fez numa reunião. É provável que todos os funcionários de uma startup tenham esta caraterística.
 
5- O "Poupadinho"
Qualquer pessoa que já tenha fundado uma startup saberá o que é a experiência de iniciar uma empresa apenas com recursos próprios. Mesmo com algum financiamento, é imprescindível ter alguém que se certifique que não são feitos gastos desnecessários. É aqui que entra o "poupadinho": questiona todas as aquisições e nunca aceita despender um valor sem considerar as alternativas. É criativo com budgets, não gasta desenfreadamente e compreende a diferença entre "querer" e "precisar". Este traço de personalidade é bastante positivo: significa vontade e preocupação com a saúde a longo prazo da empresa.
 
6- A "Borboleta Social"
Quando há muito trabalho a fazer, facilmente cai numa espécie de vácuo sem qualquer tipo de distrações e barulhos. No entanto estes momentos de silêncio "matam" rapidamente a moral da equipa, quando repetidos. Nunca subestime a importância de criar uma cultura divertida e espirituosa na empresa. A pessoa com esta capacidade de criar conexões entre os membros da equipa, de fazer rir os outros e de mudar a perspetiva na altura certa, é um ingrediente essencial para criar uma equipa feliz.
 
Um leque de personalidades complementares irá permitir na sua empresa uma diversidade de perspetivas.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Perfil do Empreendedor

Competências Sociais do Empreendedor

Empreendedorismo

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais