Empreendedorismo

10 leis do Marketing nos Social Media


Se é empreendedor e está a iniciar-se no mundo dos negócios é determinante que saiba aproveitar o poder dos social media. Conhecer as suas regras básicas pode aumentar a sua audiência e base de clientes de forma exponencial.

Conheça 10 leis que o irão ajudar a construir uma estratégia correta para os seus clientes, a sua marca e - mais importante - os seus resultados finais:

Lei nº 1 - Saber Escutar
Saber escutar é o conselho-chave no que toca ao sucesso nos social media e marketing de conteúdos. Leia os comentários online da sua audiência-alvo para saber o que é importante para eles. Só depois desta informação poderá criar conteúdos e impulsionar discussões que acrescentem valor às suas vidas.

Lei nº2 - Especializar-se
É melhor especializar-se do que tentar chegar a todo o lado. Definir uma estratégia de social media e marketing de conteúdos altamente focalizada trará maior sucesso do que uma estratégia mais ampla com o objetivo de ser tudo para toda a gente. Isto resultará numa marca mais forte, ou seja, mais bem-sucedida.

Lei nº 3 - Qualidade é melhor que quantidade
É preferível a qualidade à quantidade. É melhor ter 1000 pessoas online a ler, partilhar e a comentar os seus conteúdos com os seus amigos do que 10.000 pessoas que desaparecem após o primeiro contacto com a sua marca.

Lei nº 4 - Ter paciência
No que toca aos social media o sucesso não acontece do dia para a noite. Há que ter paciência, empenhar-se a longo prazo para alcançar resultados.

Lei nº 5 - Criar "pontos de entrada"
Se publicar conteúdos bons e trabalhar para construir uma audiência online de qualidade, os seus seguidores irão partilhá-los com as suas próprias audiências no Twitter, Facebook, LinkedIn, blogs entre outros. As partilhas e discussão dos seus conteúdos cria novos pontos de entrada que poderão ser encontrados em futuras buscas em motores de busca. Estes pontos de entrada poderão crescer e tornar-se em centenas ou milhares de formas potenciais das pessoas o encontrarem online.

Lei nº 6 - Conhecer pontos de influência
Despenda algum tempo a encontrar os influenciadores online do seu mercado. Estes poderão ter audiências de qualidade e estar interessados nos seus produtos, serviços e negócios. Contate os influenciadores e construa relações com eles para que mostrem o seu negócio a uma nova audiência. Não subestime o poder do marketing "boca-a-boca".

Lei nº 7 - Criar Valor
Se gastar todo o seu tempo na Web a tentar promover diretamente os seus produtos e serviços, as pessoas não irão querer ouvi-lo. É imprescindível que acrescente valor ao diálogo com os seus clientes. Foque-se menos em converter as pessoas e mais em criar conteúdos fantásticos e desenvolver relações com os influenciadores online.

Lei nº 8 - Reconhecimento
Não ignore quem o interpela online. Construir relações é uma das partes mais importantes para o sucesso do marketing nos social media. Certifique-se que responde a todas as pessoas que o tentam contatar.

Lei nº 9 - Acessibilidade
Não "desapareça" após publicar conteúdos. Esteja disponível para a sua audiência. Isto significa que necessita de publicar conteúdos e participar nas conversações de forma consistente. Os seus seguidores online não hesitarão a substituí-lo se desaparecer por semanas/meses.

Lei nº 10 - Reciprocidade
Não espere que os outros partilhem o seu conteúdo e falem sobre si se não fizer o mesmo por eles. Uma parte do tempo que disponibiliza nos social media terá que ser dedicado a partilhar e a falar de conteúdos publicados por outros.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como criar o post perfeito

Facebook para Empresas

Instagram para Empresas

Twitter para empresas

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais